X

Saúde

Estudo definirá áreas prioritárias para vacina contra a dengue

De acordo com o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde a pesquisa estará pronta até junho e vai balizar um plano de introdução da vacina no Brasil

Publicado em 24/03/2015 às 15:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Ministério da Saúde vai realizar, durante o primeiro semestre de 2015, um estudo de soroprevalência que vai ajudar a definir grupos populacionais e áreas prioritárias para o recebimento das primeiras doses de uma vacina contra a dengue. De acordo com o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho, a pesquisa estará pronta até junho e vai balizar um plano de introdução da vacina de dengue no Brasil, que deve ficar pronto até o fim do ano.

A declaração foi feita durante a Reunião Macrorregional Sudeste, Sul e Centro Oeste, promovida pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira, 24, no Rio de Janeiro, para acompanhar a situação da dengue e da febre chikungunya (também transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti) em Estados e municípios.

"Esse estudo vai apontar para a gente, entre outras coisas, qual é a população ideal para ser vacinada, quais as áreas mais importantes e prioritárias", explicou Coelho. "Não podemos esquecer que nós temos um cenário, pelo menos a curto prazo, de quando essa vacina tiver disponível, de pouca disponibilidade de vacina." O especialista destacou que 1,2 bilhão de pessoas vivem em áreas endêmicas de dengue no mundo.

Vacina contra dengue deverá ser lançada até o fim deste ano (Foto: Divulgação)

A vacina em fase mais adiantada de testes vem sendo produzida pelo grupo francês Sanofi Pasteur. Segundo a empresa, o produto será lançado no fim deste ano ou no início de 2016. A vacina está pronta, mas ainda precisa ser liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Também se encontra em fase de testes uma vacina desenvolvida pelo Instituto Butantã. Pelo cronograma inicial, ela só deve estar disponível em 2018. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou na semana passada que encaminharia um pedido de autorização especial à Anvisa para adiantar a produção do imunizante, o que foi descartado nesta segunda-feira, 23, por Coelho.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Grupo Soweto está entre atrações de maio do Sesc de Santos

Shows do próximo mês já começam com apresentação do grupo Fat Family; confira a programação

Praia Grande

Entenda o caso do adolescente que morreu após agressões em escola de PG

Ainda não se sabe se as agressões têm alguma relação com a morte

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter