X

Saúde

Estado não repassa verbas ao Hospital Irmã Dulce

Unidade não recebe desde janeiro, segundo vereadora Janaína Ballaris (PT). O convênio relativo ao exercício de 2015 com o hospital deve ser finalizado nos próximos dias

Publicado em 27/05/2015 às 11:16

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Governo do Estado de São Paulo está desde janeiro sem enviar repasses para custeio de leitos e serviços de média e alta complexidade ao Hospital Regional Irmã Dulce, localizado em Praia Grande. A denúncia é da vereadora Janaina Ballaris (PT), que descobriu a situação após ter participado de uma audiência pública da área da Saúde.

“Praia Grande não tem como arcar com esse ônus. Já estamos com quase 50% da demanda regional. O caos será para toda Baixada Santista”, afirma a vereadora, que obteve ainda a informação que médicos estão sem receber por conta da situação.

Procurada pela Reportagem, a Secretaria de Saúde do Estado informa que o convênio relativo ao exercício de 2015 com o hospital está em processo de formalização e deve ser finalizado nos próximos dias.

Vereadora de Praia Grande, Janaína Ballaris (PT), descobriu situação do hospital em audiência pública (Foto: Matheus Tagé/ DL)

Por seu lado, a Prefeitura de Praia Grande informa que, por conta dos atrasos nos repasses financeiros, o Município vem custeando todas as despesas dos leitos que são de responsabilidade do Estado, inclusive os de alta complexidade e unidades de terapia intensiva (UTIs) - setores com altos custos de equipamentos e também da manutenção das equipes especializadas.

Com recursos próprios e repassados para a Fundação ABC, que gerencia a unidade, a Cidade manteve os atendimentos e internações para pacientes de outras cidades no Hospital. Todos os serviços seguem sendo desenvolvidos normalmente.

Irmã Dulce recebe pacientes também do Litoral Sul (Foto: Luiz Torres/ DL )

Contrato

Segundo a Administração, um novo contrato dos leitos do Hospital custeados pelo Governo do Estado deverá ser assinado no início de junho. O documento terá dispositivos jurídicos que permitirão ao Estado agilizar os repasses de verbas e, desta forma evitar, os atrasos. A Administração Municipal espera que toda situação seja regularizada o mais breve possível.

Válido destacar que o Hospital Municipal Irmã Dulce é apontado pelo Departamento Regional de Saúde (DRS-IV) da Baixada Santista como uma das principais referências na prestação de serviços para a população da região. Os números comprovam a grande demanda de serviços prestados. Em 2014, por exemplo, a unidade foi responsável por 43,9% dos atendimentos regulados pela Central de Vagas do Estado.

O hospital Irmã Dulce conta com UTI Adulto, Infantil e Neonatal, Centro Cirúrgico e Centro Obstétrico, Maternidade, Farmácia, Ala de Internação Pediátrica com Brinquedoteca, Clínicas Médica e Cirúrgica, entre outros setores. Atualmente, conta com 209 leitos.
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Neste começo de semana, PAT de Praia Grande está com vagas de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Santos

UME Irmã Maria Dolores deverá ser entregue em setembro, em Santos

Nova escola do bairro Vila Nova poderá atender 174 alunos, mais que o dobro das 83 vagas do imóvel que ocupa atualmente

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter