Estado de São Paulo deixa Fase Emergencial na segunda-feira e volta à Fase Vermelha

Anúncio foi realizado durante a coletiva de imprensa desta sexta-feira (9) no Palácio dos Bandeirantes

Comentar
Compartilhar
09 ABR 2021Por LG Rodrigues12h51
Vice-governador anunciou o fim da Fase Emergencial em São PauloVice-governador anunciou o fim da Fase Emergencial em São PauloFoto: Reprodução / Youtube

O Estado de São Paulo deixará a Fase Emergencial do Plano SP a partir da próxima segunda-feira (12). Com isso, a população voltará a conviver com as medidas restritivas característicos da Fase Vermelha. De acordo com o vice-governador e secretário de governo, Rodrigo Garcia, as medidas tomadas durante praticamente todo o mês de março e o ínicio de abril permitiram diminuir ocupação de leitos.

A Fase Vermelha deverá perdurar pelo menos entre os dias 12 e 18 de abril e precisará ser cumprida por todos os 645 municípios. Dentre as mudanças está a volta da permissão para que atividades esportivas profissionais possam voltar a ser realizadas já neste sábado (10), o que significa que o Campeonato Paulista retomará seu calendário normalmente da próxima rodada durante este fim de semana. Apesar disso, as partidas deverão continuar sem torcida e só poderão ser realizadas após 20h enquanto atletas e staff precisarão cumprir medidas sanitárias ainda mais rígidas.

Além disso, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais poderão retomar o 'take-away', prática onde o cliente pode retirar alimentos no comércio e levar para casa. Até então, a atuação dos empreendimentos havia sido restrita ao delivery. Uma última mudança se refere às lojas de materiais de construção, que poderão reabrir, mas mantendo os protocolos sanitários que já eram tomados antes do início da Fase Emergencial.

Com o início da vacinação dos professores de todo o Estado na próxima segunda-feira, o Governo determinou que as escolas estaduais serão abertas para aulas presenciais a partir do dia 14 de abril, mas afirmam que os pais dos estudantes que ainda não se sentirem seguros, poderão manter seus filhos em casa para evitar contato externo.