X

Saúde

Especialista infantil alerta para perigos do ronco e respiração pela boca

Segundo o otorrinolaringologista o ronco pode causar obstrução nasal, irritabilidade e alterações no sono

Da Reportagem

Publicado em 11/10/2021 às 17:37

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Crianças que dormem de boca aberta podem ter apneia do sono e alteração emocional / Divulgação/ Shutterstock

O médico otorrinolaringologista Alexandre Colombini, formado pelo Instituto Felippu e Membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ABORL-CCF) alerta para o ronco e respiração pela boca em crianças. Segundo ele os pais ou responsáveis devem ficar atentos aos sinais, devido ao problemas físicos e emocionais que essa prática pode causar.

"A cavidade nasal possui filamentos para filtrar impurezas. Quando a criança respira pela boca, maiores são as chances de desenvolver infecções respiratórias", explica o otorrinolaringologista.

Segundo o especialista, a obstrução nasal pode ser causada pelo aumento de adenoide ou amígdalas, desvio de septo, alergias, sinusite, rinite ou a má formação do nariz e da boca.

Por isso, é importante ficar atento aos sinais:

- Assistir televisão com a boca entreaberta;

- Ronco;

- Alterações no sono;

- Irritabilidade;

- Dor de cabeça;

- Dor no maxilar;

- Lábios ressecados;

- Respiração barulhenta;

- Dificuldade para mastigar e engolir.

"Se a respiração oral não for corrigida logo, esses problemas se intensificação à longo prazo", alerta Colombini. Segundo ele toda criança que ronca e não tem uma boa noite de sono deve passar em consulta com um médico otorrinolaringologista para avaliação.

O médico explica que é durante o sono que a memória e o aprendizado são consolidados, por isso dormir mal pode prejudicar a atenção e o humor. "Enquanto dormimos liberamos hormônios do crescimento, crianças que roncam e respiram pela boca podem apresentar deformidades nos dentes e na face".

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Apesar de alertar para que os pais ou responsáveis tentam retirar essa prática nas crianças, Colombini explica que nos bebês as vias respiratórias dos ainda é imatura e até aproximadamente os 6 meses de vida, ele praticamente só respira pelo nariz. "O nariz do bebê já é muito pequeno e ele depende muito dele para respiração, ou seja, qualquer secreção ali dentro pode gerar desconforto e barulho para respirar e dormir", explica o médico.

Para minimizar tais efeitos o médico indica a lavagem nasal, que é essencial para o alívio da obstrução e para o bem estar dos bebês, pois não é legal deixar catarro acumulado, toda secreção acumulada, além de obstruir, se torna um ambiente propício para proliferação de bactérias e vírus, além de impactar negativamente na qualidade de vida do bebê.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Segunda fase das obras da Avenida Perimetral em Guarujá começam em 2025

Anúncio foi feito pelo presidente da Autoridade Portuária, durante o Santos Export 2024, evento que contou com a participação do prefeito de Guarujá

Guarujá

Procurando emprego? PAT de Guarujá oferta 52 vagas nesta quinta (25)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter