X

SAÚDE

Especialista destaca benefícios para mulheres do pilates no pós-parto

Na gestação e durante o parto, o assoalho pélvico pode enfraquecer. Por isso, a terapeuta alega que a prática do Pilates no puerpério é essencial

Da Reportagem

Publicado em 15/11/2023 às 16:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Pilates oferece um arsenal de benefícios, desde o fortalecimento do core até a melhoria da postura e mobilidade / Pure Pilates

No universo da maternidade, a prática do Pilates é uma aliada na recuperação da saúde e bem-estar da mulher antes e depois do parto. "Para as mulheres que desejam um parto normal, o Pilates é uma ótima escolha, já que os exercícios são adaptados para atender às necessidades específicas do parto. O Pilates para gestantes prepara os músculos essenciais", relata Josi Araújo, fisioterapeuta e professora da Pure Pilates.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
 Apoie o jornalismo regional e independente

Na gestação e durante o parto, o assoalho pélvico pode enfraquecer. Por isso, a terapeuta alega que a prática do Pilates no puerpério é essencial, já que foca no fortalecimento do Músculo do Assoalho Pélvico (MAP) para a continência urinária, fecal e função sexual, facilitando o retorno ao estado normal.

Além disso, o Pilates oferece um arsenal de benefícios, desde o fortalecimento do core até a melhoria da postura e mobilidade.

"Também alivia dores nas costas comuns pós-parto, reduz o estresse e promove consciência corporal. No puerpério torna-se imprescindível trabalhar a mobilidade de coluna, o reforço abdominal e o fortalecimento e alongamento de rotadores de ombro, que podem estar encurtados devido ao posicionamento para carregar o bebê", ressalta a especialista.

A decisão de iniciar o Pilates após o parto depende da saúde da mulher, tipo de parto e orientações médicas. "Geralmente, recomenda-se esperar cerca de 45 dias caso não haja nenhuma objeção médica", conclui Josi.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Mundo

Milei recebe faixa e faz primeiro discurso como presidente da Argentina

O ultraliberal disse que começa uma nova era no país e comparou sua eleição à queda do muro de Berlim

Cubatão

Fogo em caminhão-tanque é controlado na Anchieta, mas trecho da rodovia segue interditado

Descida é permitida apenas pelas pistas norte da Anchieta e pistas Sul da Imigrantes

©2023 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software