X

Saúde

Em novo drive thru, 117 exames dão positivo para Covid-19 em Santos

A testagem segue neste domingo (31) e vai até quarta-feira (3 de junho), das 8h às 14h

Da Reportagem

Publicado em 31/05/2020 às 08:38

Atualizado em 31/05/2020 às 09:06

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Munícipes realizam exame sorológico para a detecção do novo coronavírus. / Divulgação/Prefeitura Municipal de Santos

O primeiro dia do Centro de Testagem da Covid-19 na Arena Santos, neste sábado (30), foi marcado pela quebra de dois recordes: o total de pessoas que fizeram testes rápidos gratuitos (2.066) e a quantidade de resultados positivos (117 – 5,6% do total).

A testagem segue neste domingo (31) e vai até quarta-feira (3 de junho), das 8h às 14h. É destinada a moradores de Santos que apresentam sintomas da covid-19 (devem levar documento com foto e comprovante de residência). A testagem pode ser feita ainda por profissionais que atuam em atividades essenciais.

Todas as 117 pessoas que tiveram resultado positivo no teste rápido fizeram coleta de secreções do nariz e da garganta na sequência para o exame laboratorial RT-PCR, de caráter confirmatório.

O secretário de Saúde, Fábio Ferraz, explica que o aumento no índice de positivos, em relação às semanas anteriores, é esperado, uma vez que a testagem em massa mostra o avanço da covid-19 no município por meio de testes rápidos, que indicam a presença de anticorpos para o novo coronavírus, seja na fase aguda da doença ou após o seu término. “Esse resultado nos mostra que, embora o número de infectados aumente, estamos conseguindo atender a todos na rede de saúde instalada no município, sem dificuldades. Os próximos dias de testagem serão importantes para nos mostrar se essa tendência se mantém. Aprimoramos nosso fluxo e nossa equipe está mais coesa, o que nos permite esse número expressivo de testagens em um único dia”, analisa, lembrando ainda que, desde o início da pandemia, Santos já realizou mais de 20 mil testagens na rede pública municipal – entre testes rápidos e RT-PCR.

Outro aspecto importante foi a mudança do drive thru para a Arena Santos (Av. Rangel Pestana, 184), localizado na Vila Mathias, mais próximo da região central, Morros e Zona Noroeste e que atraiu a atenção dos moradores dessas localidades.

EM RECUPERAÇÃO

Apresentando sintomas há cerca de uma semana, a analista contábil Ana Caroline Souza Rodrigues Ferreira aproveitou o drive thru para ter certeza de seu diagnóstico. A febre e as dores na cabeça, no corpo e no fundo dos olhos foram tratados ao longo dos últimos sete dias em casa. Neste sábado, Ana ainda sentia falta de olfato e paladar. Com sinais e sintomas tão característicos, se submeteu ao teste rápido, que deu positivo. Na sequência, seguiu para a coleta de secreção do nariz e da garganta, necessários para o exame laboratorial RT-PCR. “Essa iniciativa da Prefeitura é maravilhosa, pois os exames custam caro na rede particular. Se não fosse o drive thru, talvez eu nem fizesse a testagem”, afirma.

FUNCIONAMENTO

Logo ao chegar ao Arena Santos, o munícipe é recepcionado por uma equipe para a realização de cadastro, aferição da temperatura com termômetro de testa a laser e da oxigenação do sangue com oxímetro. A pessoa faz ainda um breve relato sobre o seu estado de saúde.

Atendendo a todos os requisitos, segue para o teste rápido, com a coleta do sangue da polpa do dedo anelar. Após 15 minutos, o munícipe recebe o resultado do teste rápido. Em caso positivo, segue para a coleta de secreção das mucosas nasais e da faringe para o exame laboratorial RT-PCR. Após cerca de três dias úteis, o resultado do exame é encaminhado para a policlínica de referência do bairro em que o munícipe reside.

O Centro de Testagem da Covid-19 envolve a participação direta de 61 servidores da Prefeitura, além de apoio do Samu, Guarda Municipal e Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos. Também tem apoio da iniciativa privada, por meio das empresas T-Grão Cargo, Fassina Soluções Logísticas em Comércio Exterior, Econtainers e Neto Locações.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Cocaína acumulada na Baía de Santos desde 1930 já contamina os peixes

Droga se acumula não só na água, mas em sedimentos e organismos marinhos e representa alto risco ecológico, apontou o professor da Unifesp Camilo Seabra durante a FAPESP Week Illinois

Cotidiano

Cachorros são resgatados em condomínio após denúncia de maus tratos, em Bertioga

Segundo a Prefeitura, os animais estavam presos em um condomínio na Avenida Anchieta, sem o tutor

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter