X

Saúde

Em dúvida para escolher um tipo de exercício? O Pilates serve para todos

No pilates com aparelhos utilizam-se molas que, de acordo com a resistência, facilitam movimentos de pessoas com limitações físicas e dificultam a prática para alunos em nível mais avançado

Da Reportagem

Publicado em 16/01/2019 às 09:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Um grande diferencial da metodologia é o trabalho dos músculos do core, que é o centro de produção de força do corpo. Outro foco muito importante da modalidade é a respiração / Divulgação

À primeira vista, assistir a uma aula de pilates pode parecer uma prática fácil por ser menos intensa do que outros exercícios. No lugar de halteres, caneleiras, barras ou aqueles grandes aparelhos de musculação, os praticantes utilizam aparelhos feitos de madeira com molas resistentes ou acessórios, como bola, arco flexível, elástico e disco de equilíbrio.

A percepção de facilidade termina quando a prática começa porque é uma atividade que exige muita força, controle corporal, concentração e respiração correta. Apesar de menos intenso, os benefícios do pilates são tão variados que ele pode ser praticado por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento, já que é adaptado e modificado de acordo com as necessidades de cada um.

“A modalidade trabalha o corpo de forma integral, com possibilidades infinitas de exercícios que resultam em fortalecimento da musculatura, principalmente da coluna, aumento da flexibilidade, melhora da postura e da mobilidade articular, aprimoramento da respiração e relaxamento. É um método que pode ser feito de uma a várias vezes na semana, de duas a três vezes é o ideal”, explica o educador físico, Thiago Arias, que há oito anos tem um estúdio de treinamento funcional individualizado e pilates, em Santos.

No pilates com aparelhos utilizam-se molas que, de acordo com a resistência, facilitam movimentos de pessoas com limitações físicas e dificultam a prática para alunos em nível mais avançado. Já o pilates solo utiliza apenas o peso do próprio corpo, o que demanda do aluno muito controle dos músculos e dos movimentos. Não existe um tipo melhor do que outro, tanto que os estúdios costumam mesclar os exercícios.

Um grande diferencial da metodologia é o trabalho dos músculos do core, que é o centro de produção de força do corpo. São 29 músculos que suportam o complexo quadril-pélvico-lombar, essenciais para estabilização e fortalecimento da coluna vertebral, que dá sustentação ao corpo.

Outro foco muito importante da modalidade é a respiração, cuja prática é indicada para facilitar os movimentos, além de trazer consciência à respiração no dia a dia. O exercício de inspirar e expirar, prática vinda da meditação e do yoga, leva a um estado de relaxamento e alívio de tensões.

Sendo indicado desde o adolescente ao idoso com todos os tipos de condicionamento, seguem os diferenciais para cada fase da vida:

Na Adolescência, as estruturas anatômicas não estão completamente formadas e, por isso, dá para modificar uma postura errada.

Já na fase adulta, a maioria das pessoas passa quase o dia inteiro sentadas trabalhando à frente do computador. Ou seja, os músculos do core, que é o centro da força, saem prejudicados. Além de ser uma ótima atividade para sair do sedentarismo.

Na Terceira idade o corpo vai perdendo funções muito importantes, como equilíbrio e coordenação. Neste caso, o pilates é uma das atividades mais recomendadas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

Cubatão começa vacinação contra gripe para novo grupo de pessoas

Meta da Campanha é atingir 90% de cada grupo

Santos

Confira o resultado da Lotofácil no concurso 3085, nesta segunda (22)

O prêmio é de R$ 4.300.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter