X

Saúde

É seguro comer no self-service?

Almoço por quilo e buffet de café da manhã voltaram à ativa com restrições

Gazeta de S. Paulo

Publicado em 26/08/2020 às 12:12

Atualizado em 26/08/2020 às 12:12

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Clientes almoçam em restaurante self service após coronavírus / Bruno Santos/Folhapress

Por Vanessa Zampronho

O novo normal já está aí: uso constante de máscaras, álcool em gel agora é onipresente na entrada dos estabelecimentos, marcações de distanciamento social em filas (embora nem sempre essa norma seja seguida) são uma realidade. E como lidar com o esquema self-service em restaurantes e buffets de café da manhã, por exemplo?

"O importante é sempre ter ventilação: em um restaurante ou padaria, as janelas devem ficar todas abertas. E temos que aguentar o frio, entre escolher o frio e a Covid-19, melhor o frio", explica o médico infectologista Paulo Olzon, da Unifesp. "O ar parado facilita a transmissão".

Ele citou um estudo, o da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, que mostrou como, ao conversar, tossir ou espirrar, espalhamos microgotículas de saliva no ar - um veículo perfeito para a transmissão do coronavírus. "Criamos microgotículas que não conseguimos observar, mas é possível ver em raios ultravioletas, é como se saísse uma névoa da boca, que pode ter vírus".

Por isso que manter o ambiente ventilado é fundamental para evitar o contágio. "Para transmitir a doença, precisa ter concentração de vírus. A pior coisa é ter espaços fechados". O cuidado vale também para outras doenças transmitidas pelo ar, como a gripe comum, H1N1, sarampo, resfriado e catapora, por exemplo. Além disso, o uso de máscara faz parte do protocolo, juntamente com o distanciamento social - assim o vírus não se concentra no ar.

No quesito distanciamento, os restaurantes e padarias já estão seguindo as novas normas: as mesas estão longe umas das outras, há marcações no chão para evitar que na fila as pessoas fiquem próximas. O médico inclusive dá uma dica para manter essa distância. "Em mesas de reunião ou de restaurante, é ideal sentar-se em uma cadeira e deixar uma vaga do lado direito e outra do lado esquerdo, e procurar não ficar na frente da outra pessoa do outro lado da mesa".

Ele reforça que a transmissão do coronavírus pelos alimentos não é comprovada. "A transmissão por alimentos é algo que não é habitual, e sim pelas microgotículas que ficam no ar. O ideal é usar máscara o tempo todo". Outro detalhe importante quando se fala no contágio pelo ar é conhecer o conceito de carga viral: em ambientes abertos, o vírus não consegue se concentrar.

"Quando há ventilação, não há uma carga de vírus muito grande. Isso é um conceito muito importante hoje. Se há poucos vírus, eles podem até estimular a imunidade do corpo e não provocam doenças, é o que se chama de imunidade de rebanho. Mas se a pessoa está em um lugar fechado, sem ventilação, aquilo tem efeito cumulativo. Os vírus continuam entrando até ter uma carga grande e causar doenças".

Sendo assim, com os cuidados atuais, é possível voltar aos almoços por quilo e tomar o café da manhã em esquema de buffet nas padarias. Saber que o coronavírus se espalha pelo ar é um ponto de partida: manter a distância, usar máscaras e fazer a higienização das mãos e ambientes são cuidados que devem ser incorporados ao nosso dia a dia - e mantêm distante também a Covid-19.

Coronavírus não resiste à altas temperaturas

Cozinhar bem a comida resolve muitos problemas de higiene: o calor mata não somente o agente causador da Covid-19, mas outros vírus e bactérias. A regra vale tanto para restaurantes, bares e padarias quanto a cozinha da nossa casa. Estes estabelecimentos já seguiam normas mais rígidas de higienização antes da pandemia, e esses protocolos ficaram ainda mais severos. Em casa, para manter a segurança na hora de cozinhar, vale higienizar as embalagens dos alimentos com álcool 70%, lavar bem verduras, frutas e legumes, e cozinhar muito bem as carnes.

O novo normal nos restaurantes

Além de manter janelas abertas o tempo todo, para que o ar circule, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) estabeleceu protocolos de segurança para reabrir esses estabelecimentos, veja quais são:

1. Colocar álcool em gel na entrada, e nos locais onde ficam os talheres e pratos, disponibilizar luvas descartáveis;
2. Usar máscara o tempo todo, e retirá-la somente na hora que for comer;
3. Manter um funcionário no local do buffet para orientar os clientes na hora de se servir;
4. Colocar marcações no chão com distanciamento social entre os clientes na fila do buffet e no caixa;
5. Deixar as mesas mais distantes umas das outras - isso também reduz o número de pessoas dentro do local.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Grupo Soweto está entre atrações de maio do Sesc de Santos

Shows do próximo mês já começam com apresentação do grupo Fat Family; confira a programação

Praia Grande

Entenda o caso do adolescente que morreu após agressões em escola de PG

Ainda não se sabe se as agressões têm alguma relação com a morte

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter