X

Saúde

Doar sangue é um ato de amor

No Dia Mundial da Doação de Sangue, o objetivo é conscientizar e disseminar essa prática que salva vidas

Publicado em 11/06/2014 às 12:15

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

No sábado, 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial da Doação de Sangue. Data instituída pela Organização Mundial de Saúde, o objetivo é conscientizar sobre a importância do ato. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 300 mil pessoas doam sangue por mês, o que corresponde a 1,8% da população.

Nara Simone Ferreira de Jesus, biomédica supervisora do Banco de Sangue do Hospital Ana Costa, explica que se 4% da população doasse sangue, os hemocentros manteriam seus estoques sempre em níveis adequados. A falta de informação é um dos empecilhos. ”A desinformação gera medos infundados como a dor e o risco de contrair doenças.

Doar sangue não dói mais do que uma coleta de exames que todos estão acostumados a fazer rotineiramente. É impossível contrair doenças  já que o material é todo descartável e desprezado após o uso individual.”

Nara ainda diz que as pessoas, de modo geral, doam sangue em situações extremas, quando algum familiar ou amigo próximo necessitam. É importante informar como as doações são importantes para manter o funcionamento de um hospital. “Estima-se que a cada dois segundos, algum paciente necessita de transfusão de sangue no Brasil. Cerca de 1 em cada 5 pessoas que são internadas no hospital necessitarão de transfusão de sangue durante o período em que permanecerem internadas. Os baixos estoques comprometem os tratamentos clínicos e cirúrgicos, que em casos extremos são cancelados por falta de reserva de sangue.”

No sábado, 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial da Doação de Sangue (Foto: Divulgação)

Os esforços do Ministério da Saúde e de organizações ligadas à doação de sangue colaboram, mas é preciso um esforço contínuo para chamar a atenção da população. “As campanhas de conscientização funcionam, porém por um curto espaço de tempo depois de veiculadas. Creio que deveriam ser mais constantes e intensificadas em grandes grupos como empresas, serviços militares, escolas e outros.”

A busca dos hemocentros é a fidelização dos doadores, já que a maioria acaba apenas doando sangue quando conhecidos precisam.  Por isso, a conscientização e informação são tão importantes para disseminar a ideia. “Doar sangue é um ato de amor ao próximo e ajuda a salvar vidas. O sangue humano é insubstituível e somente pode ser obtido através da doação. Todo sangue é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma) e pode beneficiar mais de um paciente para cada bolsa coletada”.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter