X

Saúde

Dia Mundial do Rim: Especialista dá dicas para manter saúde renal

Celebrado no dia 11 de março, data é oportunidade para conscientizar a população sobre a importância de cuidar dos rins

Da Reportagem

Publicado em 09/03/2021 às 17:45

Atualizado em 09/03/2021 às 18:53

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Segundo o Dr. Fábio Atz Guino, que é chefe do setor de Urologia do Hospital Ana Costa, e proprietário do ATZ Day Hospital, em Santos, são necessárias simples tomadas de atitudes para prevenir patologias de todos os tipos de gravidade / NAIR BUENO/DIÁRIO DO LITORAL

O Dia Mundial do Rim, que é celebrado no dia 11 de março, é uma oportunidade para conscientizar a população sobre a importância de cuidar dos rins. Apesar disso, entretanto, boa parte da população se esquece, resultando na chamada doença renal crônica – perda das funções renais que pode levar a uma série de complicações e até à morte. Segundo o Dr. Fábio Atz Guino, que é chefe do setor de Urologia do Hospital Ana Costa, e proprietário do ATZ Day Hospital, em Santos, são necessárias simples tomadas de atitudes para prevenir patologias de todos os tipos de gravidade.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), estima-se que existam 850 milhões de pessoas com doença renal em todo o mundo, decorrente de várias causas. No Brasil, um em cada 10 brasileiros sofre de doenças renais, sendo mais comuns os cálculos renais, infecções, cistos, tumores e a insuficiência renal.

Geralmente as alterações renais são muito silenciosas, e justamente por isso, boa parte da população apresenta algum tipo de doença renal e nem sabe. Considerado um dos órgãos mais importantes para o bom funcionamento do organismo, muitas são as funções desse órgão, dentre elas: regular a pressão arterial, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo, além de produzir hormônios que evitam a anemia e as doenças ósseas.

Justamente devido ao silêncio com o qual as patologias progridem que boa parte da população apresenta algum tipo de doença renal e nem sabe. De acordo com o Fábio Atz, para garantir rins saudáveis todas as pessoas pode começar seguindo algumas dicas de ouro.

•    Procure reduzir a quantidade de sal e açúcar;
•    Evite alimentos ultraprocessados e fast foods;
•    Realize uma alimentação variada, com maior inclusão de verduras, legumes, grãos integrais, carne, peixe, frango e ovos;
•    Beba muita água (no mínimo 2 litros por dia) e líquidos naturais como água de coco e suco de frutas;
•    Pratique exercícios físicos regularmente;
•    Não fume;
•    Faça o acompanhamento do peso corporal, através do IMC (índice de massa corporal): Peso x (Altura)², o resultado saudável fica entre 18,5kg/m² a 26kg/m²;
•    Controle a pressão arterial;
•    Não tome remédios sem orientação médica;
•    Não abuse de bebida alcoólica;
•    Consulte regularmente o médico.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Santos investe em drones de alta performance para o combate a dengue

Mais de 5 mil casos da doença já foram registrados na Baixada Santista neste ano

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter