X

Saúde

Dia D: Santos terá esquema especial de vacinação contra a gripe neste sábado (26)

A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe, de acordo com recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS): A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B

Publicado em 24/04/2014 às 15:22

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Visando chamar a atenção para a importância da vacinação contra a gripe e facilitar o acesso à imunização, a Secretaria Municipal de Saúde monta um esquema especial de trabalho sábado (26): É o Dia D, de mobilização da campanha, que neste ano tem como tema nacional Vacinação contra a gripe: você não pode faltar.

As salas de vacina das unidades básicas e de saúde dos bairros estarão de portas abertas para receber a comunidade, das 8h às 17h.

Serão montados, ainda, cinco postos extras, em locais com grande circulação de público, com funcionamento no mesmo horário: junto ao hipermercado Extra (Campo Grande), Carrefour Praiamar (Aparecida), Centro Comercial Miramar (Boqueirão), Fonte do Sapo (Aparecida) e Praça das Bandeiras (Gonzaga).

A meta estabelecida pelo Ministério é imunizar, no mínimo, 80% do público-alvo total (133.268 pessoas em Santos). A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe, de acordo com  recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS): A/H1N1, A/H3N2  e Influenza B.

A vacina é contraindicada apenas para pessoas com histórico de  reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas quem tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. A campanha seguirá nos dias de semana, até o dia 9, de segunda a sexta, das 9h às 16h.

As salas de vacina das unidades básicas e de saúde dos bairros estarão de portas abertas para receber a comunidade, das 8h às 17h (Foto: PMC)

Quem deve se vacinar?

- Idosos com 60 anos ou mais
- Crianças de 6 meses e menores de 5 anos de idade
- Gestantes
- Puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto)
- Trabalhadores da área da Saúde
- Indígenas
- População e funcionários do sistema prisional
- Portadores de doenças crônicas (tais como doentes crônicos renais, respiratórios, cardíacos, hepáticos e neurológicos, além dos diabéticos,  transplantados, imunodeprimidos, obesos grau III e portadores de trissomias) * - *No caso de doenças crônicas é preciso apresentar prescrição médica.

Prevenção ao câncer bucal

Paralelamente à campanha de vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde está promovendo a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal nas unidades de saúde. Com isso, a equipe de odontologia também atuará no Dia D. Os consultórios dos dentistas estarão à disposição para exame clínico da boca, sem necessidade de agendamento prévio.

Além das unidades de saúde dos bairros, neste dia funcionam dois postos volantes, com as vans odontológicas: junto a Praça das Bandeiras (Gonzaga) e ao supermercado Krill (Rua Vereador Álvaro Guimarães, 148, Zona Noroeste). Após avaliação, os casos suspeitos serão encaminhados para o centro de especialidades odontológicas de referência, na Zona Leste ou Zona Noroeste, para conclusão do diagnótico, orientação e encaminhamento para o tratamento, caso necessário.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

8º Restaurant Week segue até o dia 5 de maio, em Guarujá

Com preços especiais, restaurantes da Cidade reúnem o que há de melhor na culinária vegetariana

Santos

'Virada da Maturidade' começa nesta quinta (25), em Santos; veja programação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter