X

Saúde

Dia D do Novembro Azul será no último sábado do mês

Serão oferecidos testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e diabetes; aferição de pressão; coleta de sangue para exame de PSA; rodas de conversa e serviços de beleza

Da Reportagem

Publicado em 14/11/2018 às 15:07

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Serão oferecidos testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e diabetes; aferição de pressão; coleta de sangue para exame de PSA; rodas de conversa e serviços de beleza / Isabela Carrari/PMS

Para atender os homens durante a campanha Novembro Azul, seis policlínicas de Santos abrirão excepcionalmente no último sábado do mês, dia 24: Aparecida (Av. Pedro Lessa, 1.728 – das 9h às 13h), Valongo (R. Prof. Maria Neusa Cunha s/nº - 9h às 16h), São Bento (Rua das Pedras s/nº - 9h às 16h), Bom Retiro (Rua João Fraccaroli s/nº - das 9h às 14h), Vila Mathias (Rua Xavier Pinheiro, 284 -  9h às 16h) e Vila Nova (Praça Iguatemi Martins s/nº - 9h às 16h).

Serão oferecidos testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e diabetes; aferição de pressão; coleta de sangue para exame de PSA (que pode indicar alteração na próstata); rodas de conversa e serviços de beleza.

"De maneira geral, os homens costumam cuidar menos da saúde. Pela primeira vez, abriremos as policlínicas em um sábado para atender o público masculino, com foco não apenas na prevenção e detecção de doenças, mas também no bem-estar e qualidade de vida", destaca Haroldo Souza Filho, chefe do Departamento de Atenção Básica.

A maioria dos cânceres de próstata não causa sintomas até que atinja um tamanho considerável, por isso é tão importante testar a dosagem da proteína PSA no sangue, cujo limite aceitável é abaixo de 4ng/ml. Valores mais altos precisam ser investigados, a fim da confirmação ou não da doença.

O câncer de próstata foi a causa da morte de 50 homens em Santos no ano de 2016, 47 em 2017 e 36 em 2018 (até setembro).

A realização do exame de PSA requer preparo. As principais orientações são realizar abstinência sexual por 48 horas e não andar de bicicleta ou motocicleta nas últimas 48 horas.

PASSEIO CICLÍSTICO

Com o intuito de alertar a população masculina para a detecção precoce do câncer de próstata, a Associação Brasileira de Ciclistas promove um passeio ciclístico no dia 25 de novembro, com concentração a partir das 9h na Praça das Bandeiras.

A saída acontece às 10h, com percurso na ciclovia da orla até o quiosque do Zé do Coco, no canal 6. O passeio é aberto a qualquer interessado e o dono da bicicleta melhor ornamentada de azul será premiado. Haverá ainda sorteio de brindes. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

EVENTO CULTURAL

Santos recebe exposição que celebra os 150 anos da imigração italiana

Para uma imersão completa na cultura italiana, uma programação com diversas apresentações

Santos

Santos abre concursos públicos com salários que ultrapassam R$ 7,5 mil

A prova objetiva está prevista para 14 de abril e a prova de títulos será aplicada aos candidatos aprovados na objetiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter