X

Saúde

Cuidados de verão: 7 dicas para não ter problemas com a saúde neste período

Você conhece os impactos do excesso de calor para o corpo e como se cuidar nesse período?

Da Reportagem

Publicado em 03/01/2022 às 12:40

Atualizado em 03/01/2022 às 13:55

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Beba água e cuide melhor da sua alimentação durante o verão / Divulgação

O verão está chegando e sempre é importante redobrar a atenção sobre alguns cuidados com a saúde, pois as altas temperaturas podem ocasionar inúmeros problemas ao corpo. Outra situação da estação é que ela ocorre no maior período de férias escolares, ao contrário do que acontece no hemisfério Norte, onde naturalmente há um maior relaxamento dos pais e das crianças com relação à proteção, principalmente quando estão mais desatentos por estarem na praia ou na piscina.

Para a professora do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera, a enfermeira Doutora Andresa Mendonça de Oliveira, a temporada exige cuidados. "Temos consequências do excesso de calor para a saúde, é importante sempre estar alerta em especial com gestantes, crianças e idosos", afirma.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Veja abaixo, algumas dicas passadas pela docente para se cuidar no verão:

Hidratação

O corpo é formado por 70 % de água e ela é a grande aliada para as funções vitais do nosso organismo. No verão, transpiramos mais porque a eliminação de líquidos controla nossa temperatura corporal. É recomendado beber no mínimo 2 litros de água por dia. A boa hidratação ajuda a administrar calorias, melhorar o funcionamento dos órgãos e evitar a retenção de líquidos.

Fuja da maior incidência do Sol

Praticar atividades físicas ao ar livre em horários em que o Sol está mais forte pode causar desidratação e elevação da temperatura corporal. Os melhores horários para praticar exercícios são no início da manhã, até às 10 horas, e após às 16 horas.

Caso a exposição não possa ser evitada, a orientação é o uso de chapéus, guarda-sóis, camisetas de mangas longas, óculos escuros e ...

O filtro solar não pode faltar

É importante intensificar o uso do filtro. De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de pele representa aproximadamente 30% de todos os tumores malignos registrados no Brasil.

Os danos provocados pelo abuso de exposição solar são cumulativos, portanto, é importante que os cuidados sejam realizados desde a infância. Lembrando que durante os primeiros 6 meses de vida não é recomendado o uso de fotoprotetores.

Alimentação leve

Ingerir alimentos pesados e gordurosos pode não ser a melhor alternativa, já que eles exigem um trabalho maior de digestão. Dê preferência para refeições mais leves e comidas com bom percentual de água. Durante o verão, também é comum casos de intoxicações alimentares, pois o calor faz com que os produtos estraguem mais rapidamente. Fique atento às datas de validades.

Estresse térmico

Você já ouviu falar do estresse térmico? É o nome relacionado ao impacto do aumento das temperaturas no corpo humano. Nesse período, pode acontecer mal-estar, dores de cabeça e indisposição para realizar as atividades do dia a dia, com potencial de influenciar mortes em pessoas com doenças cardiovasculares e respiratórias. Por isso é fundamental maior atenção nos grupos mais vulneráveis.

Roupas mais leves

O vestuário contribui para a elevação da temperatura corporal. Por isso, é importante ceder espaço para roupas mais leves. Busque tecidos de fibras naturais, como o algodão, linho, seda e crepe, que deixam o corpo respirar melhor. Dê preferência para as cores claras, uma vez que tonalidades escuras tendem a absorver o calor e, com isso, prejudicam o conforto.

Doenças do verão

Conjuntivite, dermatose e insolação são doenças comuns durante o verão. A estação também é favorável à reprodução do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue Chikungunya e Zika. Manter uma boa hidratação, proteger-se do sol, checar a qualidade dos alimentos, ter uma boa higiene e não deixar água parada são algumas das recomendações.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Com crise ambiental como tema, banda santista lança álbum 'Terra Terror!'

Lucas Reis, vocalista, guitarrista e líder da Missão Lunar, aponta a inspiração em influências de David Bowie na obra

Santos

Servidores de Santos terão encontro sobre saúde e bem-estar

Inscrições seguem abertas até o dia anterior ao evento

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter