Cubatão recebe nesta quinta (31) profissionais do programa Mais Médicos

As profissionais vão atuar no Morro do Índio e na Água Fria, vinculadas ao Programa de Saúde da Família, após uma fase de adaptação e treinamento

Comentar
Compartilhar
30 OUT 201316h23

A Prefeita Marcia Rosa recebe nesta quinta-feira, em seu gabinete, às 14 horas, três médicas cubanas integrantes do Programa Mais Médicos, do Governo Federal: Maria Elena Cordoves Medina, Maria Elena Farinas Gonzalez e Maria Emilia Cossio Gonzalez. As profissionais vão atuar no Morro do Índio e na Água Fria, vinculadas ao Programa de Saúde da Família, após uma fase de adaptação e treinamento ministrado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, conforme explica o secretário da pasta, Carlos Alberto Yoshimura. No momento, elas estão sendo treinadas na cidade de São Pedro, interior de São Paulo. Cubatão receberá, futuramente, mais duas médicas do programa, de acordo com a solicitação feita pela cidade ao Ministério da Saúde.

O Mais Médicos foi lançado em julho, pela presidenta Dilma Rousseff, com a finalidade de levar atendimento de saúde a milhões de brasileiros carentes. Em sua primeira fase, o programa credenciou 1.020 profissionais (577 brasileiros e 443 estrangeiros), que até meados deste mês de outubro já haviam realizado 3,5 milhões de consultas. A maioria dos locais atendidos (71%) situa-se no interior do País, em cidades com 20% ou mais da população em situação de extrema pobreza.

O projeto federal vem atuando em 577 municípios e 17 distritos sanitários indígenas (40% localizados no Nordeste; 20 no Norte; e os demais nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste). Outros 2.597 médicos (brasileiros e estrangeiros) já vêm sendo treinados para participar da segunda etapa do programa, cujo objetivo é proporcionar atendimento de saúde a 13,3 milhões de pessoas.

A Prefeita Marcia Rosa recebe nesta quinta-feira, em seu gabinete, às 14 horas, três médicas cubanas integrantes do Programa Mais Médicos, do Governo Federal (Foto: Luiz Torres/DL)