Cubatão pretente vacinar quase 3 mil meninas contra HPV até abril

Iniciada no último dia 2 e com término previsto para 17 de abril, a campanha ocorre em nove postos fixos, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas

Comentar
Compartilhar
10 MAR 201514h58

A Secretaria de Saúde de Cubatão pretende imunizar 2.976 meninas de 9 a 11 anos durante a campanha de vacinação contra o HPV (vírus do papiloma humano). Iniciada no último dia 2 e com término previsto para 17 de abril, a campanha ocorre em nove postos fixos, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas (confira os locais abaixo).

A enfermeira Milena Schlichting, da Vigilância Epidemiológica, informou que as mulheres menores de 18 anos devem comparecer acompanhadas de responsáveis e apresentar carteira de vacinação ou cédula de identidade. A segunda dose será aplicada em seis meses, ou seja, em setembro. Depois, a terceira e última dose deve ser recebida no prazo de cinco anos.

No ano passado, a campanha teve como foco adolescentes de 12 a 13 anos. "Quem não tomou em 2014 e tem até 13 anos, deve procurar os postos para iniciar a imunização", informou Milena, frisando que somente há contraindicação para grávidas (que devem receber a dose após o nascimento do bebê) ou para quem tem alguma reação anafilática a algum componente da vacina.

Milena detalhou que a vacina é aplicada no braço, intramuscular, e pode provocar dor ou inchaço de intensidade moderada. Também houve o registro de dor de cabeça ou febre de 38 graus ou mais.

Aids - A enfermeira ressaltou que também devem procurar os locais de vacinação as meninas, adolescentes e mulheres de 9 a 26 anos portadoras do vírus HIV (do inglês Human Immunodeficiency Virus ou Vírus da Imunodeficiência Humana). Neste caso, a segunda dose será aplicada no prazo de dois meses e a terceira em seis meses.

Campanha começou no último dia 2 e só termina em abril (Foto: PMC)

Postos - Confira os locais de vacinação:

1 - POSTO CENTRAL DE VACINAÇÃO (ao lado do PS Infantil)
Av. Martins Fontes, 132 - Vila Nova.

2 - UBS JARDIM 31 DE MARÇO
Rua Antonio Simões de Almeida, s/nº.

3 - UBS ÁREA 5
Rua Manoel Leal, s/nº - Jardim São Francisco.

4 - USF VILA SÃO JOSÉ
Av. Bandeirantes, s/nº.

5 - UBS JARDIM NOVA REPÚBLICA
Av. Deputado Esmeraldo Tarquínio, s/nº.

6 - UBS JARDIM CASQUEIRO
Rua Espanha, s/nº.

7 - USF JARDIM CARAGUATÁ
Rua Feud Farah, s/nº.

8 - USF VILA DOS PESCADORES
Rua Santa Júlia, s/nº.

9 - USF COTA 200
2ª Passarela da Via Anchieta, km 50, s/nº, Cota 200.