X
Saúde

Cubatão mantém dois postos de vacinação neste sábado (11)

Unidade Básica de Saúde da Vila Nova e posto volante na Igreja Matriz ficam abertos das 9 às 15 horas

Os postos de vacinação de Cubatão estão abertos durante a semana, das 8h às 16h, e aos finais de semana, das 9h às 15h30 / Nair Bueno/ DL

Neste sábado (11), a população de Cubatão vai contar com duas opções para se vacinar: a Unidade Básica de Saúde da Vila Nova (Rua São João, 185) e o posto volante ao lado da Igreja Matriz (Nossa Senhora da Lapa), na Avenida Nove de Abril, 1.947. Nos dois locais, a vacinação ocorre das 9h às 15 horas.

BAIXA COBERTURA VACINAL

O Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE) de Cubatão chama a atenção para a baixa cobertura vacinal contra a covid-19 entre crianças e adolescentes no município. De acordo com levantamento do dia 8, a cobertura entre crianças de 5 a 11 anos (total de 12.429 pessoas) era de 70% para a primeira dose (8.760 pessoas) e de 47% para o esquema vacinal completo (5.818). O Estado de São Paulo registra, conforme o sistema Vacivida, 84% para primeira dose e 61% para o esquema vacinal completo. “Fica um alerta para a população se vacinar, principalmente pais e responsáveis por crianças e adolescentes, com baixa adesão à vacina”, destaca o secretário de Saúde Rodrigo Dias Silva.

Entre os adolescentes (12 a 17 anos), a cobertura está em 63% para a primeira dose (10.179 doses aplicadas) e 54% para o esquema completo (8.726). O SVE lembra que desde 30 de junho esse público pode tomar a dose de reforço.

No total da população (131.626 pessoas), a cobertura está em 79% para a primeira dose (104.556) e em 73% para o esquema completo.

GRIPE E SARAMPO

A situação não é deferente em relação à vacina contra gripe (inlfuenza). Entre as crianças de 6 meses a 2 anos de idade, a cobertura está em 45,4% (1.090 crianças vacinadas); de 2 a 4 anos a cobertura está em 29,9% (1.773 crianças vacinadas) e de 4 a 5 anos está em 4,2% (82 crianças vacinadas).

Em relação ao sarampo (vacina tríplice viral), foram vacinadas até 9 de junho 2.999 crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, o equivalente a 34,9% das crianças dessa faixa etária no município.

Saiba quem pode se vacinar:

GRIPE (INFLUENZA)

As vacinas contra gripe (influenza) estão disponíveis para crianças a partir de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, puérperas, pessoas a partir de 50 anos, trabalhadores da Saúde, professores, indígenas, pessoas com deficiências, pessoas com comorbidades, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, integrantes de forças de segurança e salvamento, integrantes das forças armadas, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

No caso de crianças a partir de 5 meses de idade e menores de 5 anos, as vacinas contra gripe e sarampo podem ser administradas simultaneamente.

SARAMPO

A vacina é oferecida crianças a partir de 6 meses e menores de 5 anos e trabalhadores da Saúde.

COVID-19

Contra covid-19, podem se vacinar crianças a partir de 5 anos, adolescentes e adultos. O Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE) ressalta a importância da proteção imunológica gerada pelo esquema vacinal completo e as doses adicionais contra a doença, já que todo o planeta ainda se encontra em pandemia e as precauções devem ser mantidas.

Serão ofertadas doses para todas as faixas etárias e grupos populacionais aptos a tomar a vacina, tanto para primeiras e segundas doses quanto doses de reforço.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

ULTRAMARATONA

Paulista que impressionou Stan Lee agora quer superar a Capadócia

Ultramaratonista Carlos Dias já percorreu os pontos mais extremos do mundo, impressionou até Stan Lee e agora quer novos desafios

CULTURA

Exposição mostra lendas no Museu Conceição de Itanhaém

A exposição conta com 17 telas em acrílico e 15 origamis sobre as lendas e o folclore da região

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software