Covid-19: Santos antecipa para segunda vacinação a partir de 25 anos

A abertura do novo público foi possível porque o Município recebeu uma nova remessa de vacinas neste sábado

Comentar
Compartilhar
31 JUL 2021Por Da Reportagem20h20
Santos recebeu novo lote de vacinas neste sábadoSantos recebeu novo lote de vacinas neste sábadoFoto: CARLOS NOGUEIRA/PMS

Quem tem 25 anos ou mais já pode preparar o braço. A partir desta segunda-feira (2), Santos antecipa a vacinação contra a covid-19 para este público, que seria contemplado apenas no dia 5, de acordo com o cronograma estadual.

Outra novidade é que as pessoas cuja segunda dose de Oxford /AstraZeneca vence nesta semana já podem garantir o complemento da imunização a partir de segunda-feira. São pessoas com deficiência permanente, comorbidades (50 anos ou mais), síndrome de down e transplantados.

A abertura do novo público foi possível porque o Município recebeu uma nova remessa de vacinas neste sábado (31), tanto para a primeira quanto para a segunda aplicação por parte do Governo do Estado de São Paulo.

Serão 28 postos em funcionamento, dos quais oito exclusivos para a primeira dose.  Os demais vinte postos aplicarão tanto a primeira quanto a segunda dose (veja lista abaixo). Nos postos externos, a vacinação acontece das 8h às 16h e nas policlínicas, das 8h às 13h. As policlínicas Monte Serrat e Valongo não vacinam nesta segunda-feira, pois passaram por desinsetização e retomarão o expediente no período da tarde.

Quem preferir garantir a vacina neste domingo (1º), deve procurar a Policlínica Nova Cintra (Rua José Ozéas Barbosa, s/n), das 9 às 15h30, que vacina em primeira dose as pessoas com 28 anos ou mais e quem tiver cumprido o intervalo entre as doses de Oxford/AstraZeneca e Coronavac. Neste sábado (31), foram aplicadas 728 doses de vacina contra a covid-19 e 156 doses contra a gripe em Santos.

Gestantes, puérperas e lactantes

As gestantes e puérperas podem ir a qualquer posto de vacinação, exceto as que tomaram a primeira dose de Oxford/AstraZeneca e precisam completar o esquema vacinal com o imunizante adequado. Para estas, a indicação é ir a um dos oito postos externos exclusivos para a primeira dose.

O Município prossegue, em todos os postos, com a vacinação das lactantes (mulheres que amamentam) a partir de 18 anos de idade, com bebês de até um ano de vida.