Prefeitura Santos
Prefeitura Santos Mobile

Coronavírus: Guarujá tem média de quase dois novos infectados por hora

Cidade registra recorde de novos casos em 24 horas

Comentar
Compartilhar
22 MAI 2020Por Da Reportagem11h42
Número crescente de testes realizados é principal motivo da subida

Guarujá registrou recorde no número de novos casos da covid-19 em 24 horas. Foram 45 confirmações no final da tarde da última quarta-feira, 20 de maio. É o que mostrou o boletim diário divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesau), por meio da Vigilância Epidemiológica. O número corresponde a 1,8 positivado por hora, superando o alto índice já registrado na última terça-feira (19), de 35 novas confirmações no mesmo período – 1,4 a cada hora.

A coordenadora da Diretoria de Vigilância em Saúde de Guarujá explica que existem fatores específicos para o número crescente de casos diariamente. O principal deles é que Guarujá nunca testou tantos munícipes desde o começo da pandemia do novo coronavírus como tem feito atualmente.

As unidades de saúde têm realizado testes rápidos em pessoas que tiveram sintomas há mais de sete dias. Por meio dessa análise, é possível identificar se o munícipe já teve contato com o vírus em algum momento.

Isso sem contar o diagnóstico por meio da Proteína C-reativa (PCR), feito em quem está na fase aguda da doença – este último é analisado pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL), que também tem dado bastante celeridade nas análises laboratoriais.

“Queremos testar ainda mais munícipes, só que assim como ocorre mundo afora, não há insumos disponíveis para realizar os exames em toda população. É natural que quanto maior for a testagem, proporcionalmente também teremos mais confirmações”, conta a coordenadora.

Também é preciso considerar a ação de testes em assintomáticos. A Epidemiologia da Covid-19 na Baixada Santista (Epicobs), que teve sua segunda fase na última semana. Só por meio dela, 1.704 pessoas serão submetidas ao exame nas quatro fases, que já têm data marcada: de 27 a 29 deste mês e de 10 a 12 de junho.

Mais de 300 testes por dia e esforço para notificações mais rápidas

Só em relação aos testes rápidos, o Município tem feito uma média de 320 exames diariamente. E para que as notificações dos exames positivos e negativos acompanhem ao máximo a realização deles, a Vigilância Epidemiológica tem feito plantões aos finais de semana e feriados.

A equipe também precisou crescer. Vieram reforços de algumas diretorias da Sesau para trazer mais agilidade aos processos e, assim, dar mais celeridade às notificações, levando a informação mais atualizada possível para a população e aos órgãos de saúde do Governo do Estado e Federal.

Pico em junho
De acordo com a Diretoria de Planejamento da Vigilância em Saúde, o pico no número de casos sintomáticos e confirmados do novo coronavírus está previsto para meados de junho. No entanto, a estimativa pode ser alterada por um fator importante: o índice de isolamento social. Quanto mais pessoas nas ruas sem necessidade, maior ainda é o potencial de disseminação do vírus. Então, a recomendação é ficar em casa.