X

Saúde

Conheça doenças causadas pela má alimentção

Diariamente, grande parte das pessoas se submete a diversas atividades e, por consequência, nem sempre têm tempo suficiente para uma refeição saudável

Da Reportagem

Publicado em 09/01/2018 às 14:22

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Diariamente, grande parte das pessoas se submete a diversas atividades e, por consequência, nem sempre têm tempo suficiente para uma refeição saudável / Divulgação

Diariamente, grande parte das pessoas se submete a diversas atividades e, por consequência, nem sempre têm tempo suficiente para uma refeição saudável. Assim, a opção mais prática são as comidas prontas e industrializadas ou aquele lanche rápido no fast-food. A questão é que com esses alimentos vêm junto problemas e doenças decorrentes desses hábitos nada benéficos.

Segundo Máximo Asinelli, nutrólogo na Clínica Asinelli, “pular refeições, comer alimentos ricos em gorduras, consumir alimentos industrializados em excesso e outras atitudes deste tipo diminuem a disponibilidade de nutrientes - que são necessários ao bom funcionamento do organismo -, o que resulta no processo de doença”, explica.

Gorduras saturadas, frituras e carne vermelha gorda são os alimentos que mais levam tempo para serem digeridos. “Os alimentos que são de difícil digestão exigem muito mais do organismo, justamente porque requer um gasto energético muito maior para a sua metabolização. Portanto, se você quer evitar a indisposição, procure consumir alimentos mais leves”, explica.

Máximo pontua que “as verduras com a tonalidade verde-escuro como: couve, brócolis, escarola e espinafre também não podem faltar, pois são ricas em vitamina A, E, D e Ácido fólico. Os sucos verdes preparados com abacaxi, couve ou hortelã podem ser indicados para quem precisa de mais disposição”.
Asinelli destaca as principais doenças causadas pela má alimentação:

OBESIDADE
Doença que surge derivado a uma alimentação rica em matéria gorda, açucarada e excesso de proteínas.

GASTRITE
O aumento de colesterol na corrente sanguínea pode ocasionar entupimento de veias e artérias causando o infarto e derrame. O colesterol provém de duas fontes: do seu organismo e dos alimentos que você ingere.

COLESTEROL ELEVADO
O aumento de colesterol na corrente sanguínea pode ocasionar entupimento de veias e artérias causando o infarto e derrame. O colesterol provém de duas fontes: do seu organismo e dos alimentos que você ingere.

HIPERTENSÃO ARTERIAL
Doença que surge derivado ao excesso de sal na alimentação.

DESNUTRIÇÃO
Doença que surge devido a uma alimentação baixa em calorias e nutrientes.

DOENÇAS DEGENERATIVAS
Surgem devido à prática de uma alimentação com alto teor de gorduras saturadas, colesterol e ao elevado consumo de calorias.

PRISÃO DE VENTRE
Problema de saúde derivado do consumo excessivo de alimentos refinados, como a farinha, o açúcar, a carne, as gorduras. E também devido ao consumo insuficiente de fibras oriundas de vegetais e frutas.

ANEMIA NUTRICIONAL
Doença resultante da insuficiência do consumo de ferro e ácido fólico devido ao consumo excessivo de açúcares, gorduras e alimentos refinados.

 

 


Ainda que pareça mentira, a maior parte destas doenças pode ser prevenida no âmbito da própria casa, aplicando-se uma regra simples: a força de vontade,
declara o nutrólogo.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter