X

Saúde

Clareamento dental sem orientação pode ser um risco à saúde

Vendidos livremente por drogarias, supermercados e sites, os produtos clareadores podem causar inflamação na gengiva e hipersensibilidade nos dentes

Publicado em 15/05/2014 às 16:07

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Se você pensa em clarear os dentes, cuidado! É importante ressaltarmos que alguns exageros vêm sendo feito por muitas pessoas, seja por anônimos ou famosos. É preciso verificar as formas e produtos utilizados para não causar dano aos dentes. A pessoa que faz este procedimento procura por saúde e ao mesmo tempo estética, porém, o clareamento dental é uma forma de conquistar significativamente saúde. Partindo-se de uma visão ampla deste conceito, a OMS (Organização Mundial e Saúde), define que a pessoa procura por bem estar físico, mental e social o que se conclui que terapias de clareamento dental melhoram a autoestima das pessoas, beneficiando outros procedimentos estéticos.

O clareamento deve ser encarado como uma alternativa para deixar os dentes saudáveis e o sorriso mais bonito, porém, se feito de forma indevida pode causar danos nos dentes. Para o cirurgião dentista especialista em periodontia e implantodontia Dr. Rogério Penna da NOAC Odontologia (GO), o clareamento dental vai além da autoestima, os dentes brancos passam a sensação de limpeza, isso é questão de saúde. “Toda pessoa precisa ser apresentável, esteja ela em qualquer lugar. Quem procura por clareamento dental além de trabalhar com sua autoestima, quer ter uma boa aparência. Um sorriso bonito reflete no bem estar, é como ter um corpo escultural, cabelos sedosos, tudo que possa fazer bem para a pessoa”, afirma.

Tipos de clareamentos

Consultório

Existem no mercado várias opções de clareamento dental, entre elas consistem duas formas de se fazer, uma em casa e outra no consultório. O clareamento que consegue controlar o tom de branco por mais tempo é o mais procurado pelas pessoas, é feito com molde de silicone, não causa nenhum problema ao dente do paciente. “Este molde é conhecido como moldeira plástica individual, onde o paciente aplica determinados produtos indicado pelo dentista. Algumas pessoas usam por uma hora e outras necessitam de passar por mais tempo com a moldeira, para isso elas precisam dormir com o produto. Somente assim o procedimento poderá ter um melhor efeito, podendo durar até dois anos”, explica Dr. Rogério.

Outro procedimento feito também em consultório é o clareamento a laser. Muitos pacientes procuram por este método por ele trazer o resultado mais rápido. É aplicado por duas horas um laser na superfície dos dentes, podendo ficar na cor desejada do paciente. “Nesse procedimento é necessário que se proteja a gengiva com um produto especial antes da aplicação do gel que é colocado dente por dente. Por ser mais agressivo aos dentes por conta da maior concentração do produto, ele pode acentuar a sensibilidade de quem já possui e também para pessoas que antes não possuía nenhum tipo de sensibilidade vem a ter. Caso ocasione este problema, é recomendado ao paciente que faça aplicação de flúor, ele ajuda a tratar essa sensibilidade”, disse.

É preciso verificar as formas e produtos utilizados para não causar dano aos dentes (Foto: Divulgação)

Caseiro

Alguns produtos são vendidos em farmácias, supermercados e sites, deixando o consumidor vulnerável a problemas de saúde. Vários deles prometem clareamento aos dentes de forma rápida e barata. “É preciso ter bastante atenção quanto a esses produtos, caso seja utilizado sem acompanhamento de um especialista o procedimento pode causar problemas na raiz do dente, sensibilidade, lesões nas mucosas, como bochechas, lábios, língua e gengivas. Outro cuidado que se deve ter é sobre produtos que causam queimaduras, dependendo da forma como utilizada o procedimento pode queimar a pele e dependendo do grau, podem virar aftas, podendo resultar na perda de tecido gengival”, ressalta.

Pastas de dentes, enxaguantes bucais, fitas para aplicar nos dentes servem como preservadores do clareamento, e não como forma de ser conseguir clarear os dentes somente com a aplicação.

Cuidados básicos

Não utilize produtos vendidos em farmácias e principalmente por conta própria.
Pacientes que possuem presença de restaurações extensas ou próteses devem ser avaliados antes de serem submetidos ao clareamento.
Ao notar sensibilidade ou feridas na gengiva, no interior da boca e lábios o médico deve ser consultado imediatamente.
Procedimentos caseiros podem levar a perda do dente e gengiva. Caso queira realizar tal procedimento, consulte seu dentista de confiança e habilitado nesta prática.
Manutenção pós-clareamento

Para prolongar seu clareamento, alguns cuidados devem ser seguidos:

Escovar os dentes sempre após as refeições.
Usar fio dental diariamente.
Manutenção em seu dentista pelo menos de 6 em 6 meses .
Diminuir ingestão de café e bebidas escuras.
Evitar alimentos com corantes, como beterraba
Lavar a boca, mesmo que fora de casa, após a ingestão destes tipos de alimentos.
Parar de fumar.
Utilizar cremes dentais contendo flúor.
“Para quem deseja fazer o tratamento, o primeiro passo é consultar um dentista para saber se é necessário fazer o clareamento, pois há casos em que a necessidade é baixa e a aparência do dente pode ficar artificial. Ressalto que o clareamento dental não é aconselhado para mulheres gestantes ou que estejam amamentando. Pessoas com doenças periodontais podem ter alergia ao produto, raiz exposta e crianças menos de 10 anos também não devem fazer o tratamento”, observa Dr. Rogério.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Servidores de Santos terão encontro sobre saúde e bem-estar

Inscrições seguem abertas até o dia anterior ao evento

Santos

Dublador de Greg, de Todo Mundo Odeia o Chris, estará no Anime Santos Geek Fest

O evento é o maior no estilo 'indoor' (em ambiente interno) da Baixada Santista

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter