Saúde

Cientista-chefe na OMS diz esperar vacina ainda neste ano

Segundo chefe da OMS, há 200 vacinas em algum estágio de desenvolvimento e 10 sendo testadas em humanos

Da Reportagem

Publicado em 18/06/2020 às 17:30

Atualizado em 18/06/2020 às 17:32

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Com os resultados da fase 3, diz a cientista-chefe da OMS, é possível passar à produção em massa das vacinas / Alex Pazuello

Continua depois da publicidade

A expectativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) é ter “algumas centenas de milhões de doses” de uma vacina para a Covid-19 até o fim de 2020. A afirmação foi feita pela cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan. Segundo ela, nenhuma vacina foi aprovada até agora, mas há cerca de 10 sendo testadas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

"Há pelo menos 200 vacinas candidatas em algum estágio de desenvolvimento. Mas há 10 sendo testadas em humanos. Três dessas estão entrando em fase 3 [a última] nas próximas semanas", afirmou Swaminathan.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Remédio que pode reduzir mortes pela Covid é descoberto na Inglaterra

Com os resultados da fase 3, acrescentou a cientista-chefe, é possível passar à produção em massa das vacinas. "Se nós tivermos sorte, haverá uma ou duas candidatas que darão certo antes do fim do ano. Eu estou esperançosa, estou otimista, mas o desenvolvimento de vacinas é um empreendimento complexo, vem com muita incerteza", ponderou.

A cientista também afirmou que a OMS está discutindo com os países membros uma forma justa de distribuição de uma vacina. A ideia inicial é dar prioridade a funcionários de saúde na linha de frente e a quem trabalha em ambientes com alto risco de transmissão, como prisões e casas de repouso, além de pessoas nos grupos de risco.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software