X
Saúde

Cidade da Colômbia entra em alerta diante de casos de chikungunya

A decisão foi tomada depois de se terem identificados 600 casos suspeitos da doença no departamento de Antioquia

Autoridade da cidade de Medellin, no noroeste da Colômbia, decretaram alerta sanitário na tentativa de controlar a propagação da febre chikungunya, doença viral transmitida por mosquitos.

A decisão foi tomada depois de se terem identificados 600 casos suspeitos da doença no departamento de Antioquia, incluindo cerca de 100 detectados na capital Medellín, a segunda maior cidade da Colômbia.

A febre chikungunya é doença viral transmitida aos seres humanos por mosquitos infectados – incluindo o Aedes aegypti e o Aedes albopictus.

Pelo menos dez dos casos registrados em Medellín são importados.

A febre chikungunya é doença viral transmitida aos seres humanos por mosquitos infectados – incluindo o Aedes aegypti e o Aedes albopictus (Foto: Divulgação)

“Temos um alerta de saúde dirigido a toda a rede hospitalar para que, perante a ocorrência de um caso, possamos intervir de imediato, fornecer mosquiteiros, providenciar o isolamento de um eventual paciente infectado com o vírus e proceder logo”, explicou o vice-presidente do município para a área da saúde, Juan Carlos Giraldo Salinas.

O alerta em Medellín demonstra a rápida propagação do vírus na Colômbia, que já registra 74.566 casos, de acordo com os dados mais recentes do Ministério da Saúde do país. A maioria se concentra na região do Caribe, com o departamento de Bolívar, no norte, tendo identificado pelo menos 29.677 ocorrências.

O alerta foi decretado na sequência das declarações do vice-ministro da Saúde, Fernando Ruiz Gómez, que advertiu para o risco de um novo pico de contágio entre a terceira semana de janeiro e todo o mês de fevereiro. Gómez não descartou, porém, a possibilidade de o número de casos continuar a aumentar depois desse período.

Em junho de 2014, a Organização Mundial de Saúde anunciou que a febre chikungunya estava se propagando por novas regiões do globo terrestre, tendo registrado a ocorrência do vírus em quase 40 países.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Se já estava ruim, vai piorar! Petrobras anuncia novo aumento nas refinarias

Reajuste passa a valer nesta terça-feira (26) para gasolina e diesel

Câmara pode soltar Daniel Silveira, que ainda recebe salário milionário

Mesmo estando preso, ex-deputado continua recebendo salários e cotas que até agora somam R$ 1 milhão

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software