Chegada do Verão provoca aumento na procura por tratamentos faciais

Preenchimento facial e aplicações de toxina botulínica são campeões de solicitações nos consultórios da cirurgiã plástica Ana Lúcia Lemos

Comentar
Compartilhar
25 NOV 201314h56

Falta pouco para a chegada do Verão, das férias, da época na qual todo mundo quer estar mais bonito... Por isso, já começou a corrida aos consultórios de cirurgiões plásticos para realizar procedimentos de resultado rápido.

O que chama a atenção é que na sala de espera não está apenas o público feminino. "Os homens também querem melhorar a aparência. Estão cada vez mais vaidosos, não apenas para as mulheres. Eles também querem se sentir melhor ao olhar no espelho", afirma especialista em cirurgia plástica Ana Lúcia Lemos.

No consultório dela, os tratamentos mais procurados são o preenchimento facial e a aplicação de toxina botulínica.

O que é o preenchimento facial?

O preenchimento facial é um procedimento para embelezamento e reestruturação da pele envelhecida. A substância mais utilizada é o ácido hialurônico. Ele preenche rugas e sulcos, além de melhorar o contorno facial. Pode também ser utilizado para aumentar o volume dos lábios.

O procedimento é simples e efetuado em consultórios e clínicas médicas, com anestesia local. O ácido hialurônico preenche o espaço entre as células e, em função da sua capacidade de atrair água para o local em que foi aplicado, tem ação dupla: ameniza as rugas e hidrata a pele.

A região mais solicitada para a aplicação do ácido é o sulco nasolabial (sulco que vai do nariz ao canto da boca) e o bigode chinês (sulco do canto da boca até o queixo). O aumento do volume dos lábios e o tratamento das rugas finas ao redor da boca também são muito solicitados.

A chegada do Verão provoca aumento na procura por tratamentos faciais (Foto: Divulgação)

A aplicação pode ser feita em jovens a partir dos 25 anos. Os efeitos do preenchimento facial aparecem logo após o tratamento, mas se tornam mais visíveis uma semana após a sessão, quando o inchaço do rosto é amenizado. O ácido hialurônico é absorvido gradativamente pelo organismo, mas o efeito no local da aplicação dura entre 8 meses a 1ano e meio, dependendo do local da aplicação.

Antes de passar pelo procedimento, é necessário conversar com o médico responsável pelo preenchimento. Há algumas contra-indicações. Grávidas, mulheres em processo de amamentação, pessoas imunossuprimidas, com alergia a qualquer componente da formulação, por exemplo, não podem fazer o tratamento.

Além disso, é preciso tomar alguns cuidados, como evitar exercícios físicos 24 após a aplicação, evitar passar maquiagem nesse mesmo período, entre outros.

O que é aplicação de toxina botulínica?

A toxina botulínica (popularmente conhecida pelo nome comercial de "botox") é utilizada para oferecer o efeito de rejuvenescimento facial, suavizando rugas e linhas de expressão especialmente nas regiões dos olhos, nariz e testa.

Ela é produzida pela bactéria Clostridium botulinum, a mesma causadora da doença botulismo. Mas a toxina botulínica industrializada é purificada e usada em doses que não causam a doença.

Ela promove o efeito tensor sob a pele e faz sucesso porque reduz significativamente um dos maiores incômodos das mulheres: as rugas. Porém, o uso depende de uma indicação de médico especializado. Ela só pode ser aplicada em pessoas a partir de 25 anos.

"Quando injetamos a toxina nas rugas, ela bloqueia a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos, impedindo parcial ou totalmente a contração muscular. Esse bloqueio não é definitivo. Além de suavizar as marcas já existentes, o tratamento também suaviza o aparecimento de novas rugas quando o efeito da toxina acabar", detalha Ana Lúcia Lemos.

Entre as contraindicações, estão pessoas com alergia a qualquer componente, grávidas ou mulheres em fase de amamentação, portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias.

O resultado da aplicação começa a ser notado entre dois e cinco dias após o procedimento. Os resultados ficam ainda melhores em duas semanas e duram até 6 meses. É preciso esperar pelo menos 3 meses para uma nova aplicação.