X

Saúde

Casos confirmados de bebês com microcefalia chegam a 1.616 no país

O número representa um crescimento de 2% em relação aos dados divulgados na última semana, quando havia 1.581 confirmações

Folhapress

Publicado em 23/06/2016 às 08:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os casos confirmados de bebês com microcefalia chegaram a 1.616 no país / Estadão Conteúdo

O Brasil já registra 1.616 casos confirmados de bebês com microcefalia, quadro geralmente associado à ocorrência de uma má-formação no cérebro durante a gestação.

O número representa um crescimento de 2% em relação aos dados divulgados na última semana, quando havia 1.581 confirmações.

Desde outubro, quando o aumento de casos de microcefalia começou a ser investigado no país, até 18 de junho, data dos dados mais recentes disponíveis, já foram notificados 8.049 casos de bebês com suspeita da má-formação. O alerta ocorre quando o perímetro da cabeça do bebê é menor do que o esperado.

Destes, 62,5% já passaram por exames para confirmar ou descartar o quadro.

Após a avaliação, 1.616 foram confirmados e outros 3.416 foram descartados -situação que ocorre quando os exames não apresentam alterações no cérebro do bebê ou apontam para um quadro de microcefalia não relacionado a infecções. Os demais casos ainda estão em investigação.

Em nota, o Ministério da Saúde diz que está investigando "todos os casos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso central informados pelos estados, além da possível relação com o vírus zika e outras infecções congênitas".

Identificado no Brasil no início de 2015, o vírus da zika já foi confirmado em exames realizados em 233 bebês confirmados para o quadro de microcefalia, o que sugere uma infecção congênita -de mãe para filho.

A pasta, no entanto, diz considerar que houve infecção pelo zika "na maior parte das mães que tiveram bebês com diagnóstico final de microcefalia".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

Apuração

Vereador pede auditoria externa na Prefeitura e Câmara de Santos

Reportagens do Diário estimulam mais controle de gastos e aquecem o clima eleitoral dentro da Câmara de Santos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter