Campanha vai distribuir uma tonelada de sal para o combate à dengue

A equipe da Secretaria de Saúde de Santos se empenhará neste final de semana para orientar as formas simples de colaborar para prevenir a dengue.

Comentar
Compartilhar
17 JAN 201411h23

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde estará empenhada neste final de semana em orientar a comunidade das formas simples com as quais pode colaborar para prevenir a dengue. O enfoque é ensinar os munícipes como utilizar o sal em água parada para impedir a proliferação do mosquito transmissor. Uma medida fácil, econômica e que pode e deve ser adotada por todos.

Para isso, os agentes de controle de vetores, distribuirão uma tonelada de sal grosso em pequenos pacotes, com um folheto informativo orientando como utilizar em casa. O produto é proibido para o consumo.

A ação será feita no domingo (19), das 9h às 14h, em quatro pontos da orla, alcançando também os turistas com casa de veraneio, cuja vistoria de rotina é mais difícil nos imóveis. São eles: emissário (José Menino), praça das Bandeiras (Gonzaga), ilha de conveniência da av. Conselheiro Nébias (Boqueirão) e nas imediações do Aquário (Ponta da Praia). Colaboração: Unimed-Santos e Salmac.

O enfoque é ensinar os munícipes como utilizar o sal em água parada para impedir a proliferação do mosquito transmissor. Uma medida fácil, econômica e que pode e deve ser adotada por todos

Pedágio e mutirões Além disso, no sábado (18), haverá pedágio das 10h às 14h, com orientação em torno do shopping Praiamar, na Aparecida. Já os mutirões da semana estão sendo realizados no Embaré, quarta (15) e netsa quinta (16) e na Areia Branca, nesta sexta-feira (17). Informações: 0800-7706869.

Como utilizar o sal no combate à dengue?

- Colocar duas colheres de sal (grosso ou refinado) em locais com água acumulada, como calhas, ralos, piscinas não tratadas, lajes e marquises.

- Repetir o procedimento pelo menos três vezes por semana.

- O mosquito busca água parada e limpa para depositar os ovos e se reproduzir. Ao colocar o produto, a água não estará mais em seu estado natural, o que impedirá esse ciclo.

Foto: Susan Horta