Campanha fique sabendo: Teste rápido de AIDS

O objetivo é conscientizar a população sobre a prevenção à AIDS e a importância da realização do teste rápido de HIV

Comentar
Compartilhar
21 NOV 201315h53

A Prefeitura de Mongaguá realizará, de 25 a 30 de novembro, a Campanha Fique Sabendo. O objetivo é conscientizar a população sobre a prevenção à AIDS e a importância da realização do teste rápido de HIV. O resultado do exame sai em 15 minutos. Atualmente, o Serviço de Assistência Especializada (SAE) atende 130 portadores de HIV, entre os quais três gestantes. Informações: O SAE fica na Rua Embaixador Pedro de Toledo, 61, Vera Cruz. Telefone: 3507-1148.

A coordenadora do Programa Municipal DST/Aids, Viviane Lopes Ferreira, informou que nos dias 25, 26 e 27 de novembro, a equipe atenderá no Pronto Socorro Agenor de Campos, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h. Nos dias 28 e 29 de novembro, mesmos horários, o atendimento ocorrerá no Hospital Municipal de Mongaguá.

No dia 30, quando a Diretoria Municipal de Saúde também realizará a campanha Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata, será disponibilizado o teste rápido de HIV, no Ambulatório de Saúde da Mulher, das 9 às 14h. Durante a Campanha Fique Sabendo, haverá distribuição de folhetos informativos e preservativos (80 mil masculinos e quatro mil para o público feminino).

Testes rápidos - Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. Se o resultado for negativo, o diagnóstico é fechado. Em caso de resultado positivo, é feito outro teste para confirmação.

A Prefeitura de Mongaguá realizará, de 25 a 30 de novembro, a Campanha Fique Sabendo. O resultado do exame sai em 15 minutos (Foto: Divulgação)

Assim, o resultado tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório. E se der positivo? Lembre-se que você não está sozinho. O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece tratamento e acompanhamento gratuitos.

O teste de AIDS não deve ser feito de forma indiscriminada e a todo o momento. O aconselhável é que quem tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido, faça o exame. Após a infecção pelo HIV, o sistema imunológico demora cerca de um mês para produzir anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste. Por conta disso, é melhor fazer o exame após esse período.

O HIV pode ser transmitido:

• Por relações sexuais desprotegidas (sem o uso do preservativo

• Pelo compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas;

• De mãe para filho durante a gestação, o parto e a amamentação;

• Por transfusão de sangue.

Campanha de prevenção ao câncer de próstata

A Prefeitura de Mongaguá participa da campanha Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata. Para o dia 30 de novembro, a Diretoria Municipal de Saúde organizou atendimento ao público em dois locais. No calçadão central (Praças Fernando Arens e Jacoub Koukdjian) a equipe prestará orientações ao público masculino e encaminhará os in...teressados, ao ambulatório de saúde, a assistir a uma palestra sobre o tema e à consulta com o médico urologista.

 

Para participar do mutirão, basta levar o Cartão SUS, documento de identidade, comprovante de residência atual e, caso tenha, resultado recente de exame de sangue e/ou ultrassonografia da próstata.

A Diretoria Municipal de Saúde também disponibilizará, ao público, medição de pressão arterial, teste de glicemia, palestras, atividades físicas e corte de cabelo masculino. A equipe do Programa Municipal de DST/Aids realizará teste rápido de HIV.