Bem Estar

Campanha 'Fique Sabendo' promove testagem e conhecimento de HIV e sífilis em Cubatão

Atividades ocorrem em unidades e locais públicos

Da Reportagem

Publicado em 28/11/2023 às 19:57

Compartilhe:

A campanha visa promover o acesso ao teste, ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, favorecer a realização de repetição na realização de exame / Freepik

A Secretaria de Saúde promove de 1º a 7 de dezembro a 16ª edição da Campanha ‘Fique Sabendo’ para testagem de HIV e sífilis em unidades de Saúde e em atividades públicas. As palestras e testagem ocorrem nas unidades de Saúde e outros locais, começando no dia 1º na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Ilha Caraguatá, seguida pela Unidade de Saúde da Família (USF) da Água Fria no dia 4 e UBS da Vila Nova no dia 6.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Além da semana oficial que acompanha o Programa Estadual de IST/AIDS-SP, a programação em Cubatão nas unidades de Saúde de Cubatão ainda ocorre no dia 8 na USF da Vila dos Pescadores e, no dia 15, novamente na UBS da Ilha Caraguatá.

Ação na região central da cidade – No dia 5 de dezembro, em parceria com a Pastoral da AIDS, a testagem e panfletagem ocorrem das 9 às 16h na Igreja Matriz Nossa Senhora da Lapa, na Avenida Nove de Abril.

Atividades já acontecem – O Serviço de Atendimento às Doenças Transmissíveis (SADT) tem também realizado atividades desde 16 de novembro com ações de testagem e panfletagem em pontos de concentração de trabalhadores como Ecopátio, ABC Marbas, Usiminas e na Corrida e Caminhada Juntos pela Vida, realizada no dia 25. Já a USF do Pilões recebeu uma palestra e testagem no dia 24. A previsão é que mais de 600 pessoas sejam alcançadas.

A campanha visa promover o acesso ao teste, ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, favorecer a realização de repetição na realização de exame para pessoas mais vulneráveis, vincular o portador do HIV ao atendimento de referência e oferecer o tratamento imediatamente após o diagnóstico. Conforme o Serviço de Vigilância Epidemiológica de Cubatão, os serviços de testagem detectaram o HIV em 27 pessoas ao longo de 2023.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

No dia dos avós, veja qual signo mima mais os netos

Confira como são os avós de cada signo do zodíaco

PARIS 2024

Confira a agenda do vôlei brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris

O time brasil está representado pelas duas categorias

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter