X

Bem Estar

Campanha 'Fique Sabendo' promove testagem e conhecimento de HIV e sífilis em Cubatão

Atividades ocorrem em unidades e locais públicos

Da Reportagem

Publicado em 28/11/2023 às 19:57

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A campanha visa promover o acesso ao teste, ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, favorecer a realização de repetição na realização de exame / Freepik

A Secretaria de Saúde promove de 1º a 7 de dezembro a 16ª edição da Campanha ‘Fique Sabendo’ para testagem de HIV e sífilis em unidades de Saúde e em atividades públicas. As palestras e testagem ocorrem nas unidades de Saúde e outros locais, começando no dia 1º na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Ilha Caraguatá, seguida pela Unidade de Saúde da Família (USF) da Água Fria no dia 4 e UBS da Vila Nova no dia 6.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Além da semana oficial que acompanha o Programa Estadual de IST/AIDS-SP, a programação em Cubatão nas unidades de Saúde de Cubatão ainda ocorre no dia 8 na USF da Vila dos Pescadores e, no dia 15, novamente na UBS da Ilha Caraguatá.

Ação na região central da cidade – No dia 5 de dezembro, em parceria com a Pastoral da AIDS, a testagem e panfletagem ocorrem das 9 às 16h na Igreja Matriz Nossa Senhora da Lapa, na Avenida Nove de Abril.

Atividades já acontecem – O Serviço de Atendimento às Doenças Transmissíveis (SADT) tem também realizado atividades desde 16 de novembro com ações de testagem e panfletagem em pontos de concentração de trabalhadores como Ecopátio, ABC Marbas, Usiminas e na Corrida e Caminhada Juntos pela Vida, realizada no dia 25. Já a USF do Pilões recebeu uma palestra e testagem no dia 24. A previsão é que mais de 600 pessoas sejam alcançadas.

A campanha visa promover o acesso ao teste, ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, favorecer a realização de repetição na realização de exame para pessoas mais vulneráveis, vincular o portador do HIV ao atendimento de referência e oferecer o tratamento imediatamente após o diagnóstico. Conforme o Serviço de Vigilância Epidemiológica de Cubatão, os serviços de testagem detectaram o HIV em 27 pessoas ao longo de 2023.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Acumulou de novo! Prêmio da Mega-Sena chega a R$ 120 milhões

O concurso do último sábado (24) não teve ganhadores; próximo sorteio será realizado na terça-feira (27)

Política

Com ato na Paulista, Bolsonaro quer demonstrar força política contra investigações

Ex-presidente quer apresentar que ainda tem apoio popular; aliados pediram para Bolsonaro medir as palavras em manifestação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter