X

Saúde

Brasil será sede pela primeira vez do GICCA, maior congresso Ibero-Americano de tratamento da surdez

O GICCA acontecerá entre os dias 20 e 23 de maio, no Centro de Convenções Rebouças, entre 8 e 18 horas

Publicado em 18/05/2015 às 11:23

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O GICCA - VI Congresso Ibero-Americano de Implantes Cocleares e Ciências Afins, que acontecerá pela primeira vez no Brasil, presidido pelo Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento, professor titular da Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e diretor do Grupo de Próteses Implantáveis HC-FMUSP, ganhará um dia especial, 21 de maio, às 19 horas, no Centro de Convenções Rebouças, para pacientes com deficiência auditiva.

“Temos mais de 11 mil pacientes atendidos pelo Reouvir, o Despertar da Terceira Idade e já estamos chegando aos 1.300 implantados, que conseguiram entrar no mundo sonoro através do implante coclear. E, nesses quase 20 anos em atendimento com os deficientes auditivos, temos conseguido muitos benefícios para eles junto aos nossos governantes. Porém, ainda, precisa haver melhorias nas políticas públicas que os atendam em pedidos feitos para melhorarem sua qualidade de vida”, diz o professor.

Com representantes do governo em escala federal, estadual e municipal e médicos, o Encontro terá deficientes auditivos de todas as idades e várias perguntas foram gravadas por eles em vídeo que será apresentado durante o evento sobre as necessidades que sentem.

Segundo a deputada Mara Gabrilli, por exemplo, há uma emenda que deve ser votada nas próximas semanas em Brasília, retirando as cotas de deficiência dos empregados de grandes empresas. Isso, sem falar na necessidade, tanto das escolas públicas como particulares, em capacitar seus professores para aulas de reforço e atendimento de deficientes auditivos que usam qualquer tipo de prótese – a convencional ou o implante coclear – para melhor aprendizado na sala de aula. Um direito, diga-se de passagem, já conquistado legalmente que não vem sendo cumprido.

Com representantes do governo federal, estadual, municipal e médicos, o Encontro terá deficientes auditivos de todas as idades e várias perguntas que será apresentado durante o evento sobre as necessidades que sentem (Foto: Divulgação)

“A surdez é uma das patologias mais descapacitantes do meio social. A pessoa que perde a audição, geralmente, se isola do convívio familiar, dos amigos e esse quadro, hoje, há reversão. O que nossos pacientes pedirão aos políticos são melhorias como a inserção de legendas em peças de teatro, filmes nacionais e dublados em televisão – não acompanham o desenrolar da história porque são muitos atores falando ao mesmo tempo; isenção de impostos na compra de automóveis – a deficiência auditiva é a única que não é contemplada com esse benefício – e maior cuidado com implantados em viagens nacionais e internacionais no momento do embarque ao avião porque passam por revista separada, mesmo estando com o comprovante do implante inserido cirurgicamente em mãos”, diz ele.

GICCA, pela primeira vez no Brasil

Com palestrantes convidados do Marrocos, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Uruguai, Paraguai, Suíça, Cuba, México, França, Canadá, Portugal, Argentina, Austrália, Venezuela, Chile, Equador, Áustria, Alemanha, Holanda, Grécia e de todo o Brasil, oGICCA – VI Congresso Ibero-Americano de Implantes Cocleares e Ciências Afins, acontecerá no Brasil pela primeira vez, reunindo pesquisas, trabalhos e tecnologia de ponta, no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo.

“É a primeira vez que um congresso dessa magnitude sobre surdez, cirurgias e tratamentos possíveis, pesquisas com células-tronco será realizado no Brasil e o nosso grupo foi escolhido para coordená-lo e sediá-lo, o que muito nos honra. Serão quatro dias de muito aprendizado, troca de experiências, onde propiciaremos as melhores aulas, cirurgias ao vivo e oficinas tanto para médicos, fonoaudiólogos, psicólogos e profissionais da saúde. Nelas, todos os profissionais ligados ao implante coclear e próteses totalmente implantáveis poderão melhorar suas técnicas e tratamentos”, finaliza o professor e presidente do evento.

Sede oficial

São Paulo foi escolhida como sede oficial do evento durante o GICCA 2013, que aconteceu em Cancun, no México. O congresso, que acontece anualmente, foi organizado pelos Profs. Drs. Ricardo Ferreira Bento, Rubens Vuono de Brito Neto, Rodolfo Penna Lima, Dr. Robinson Koji Tsuji, Dras. Anna Carolina Fonseca e Jeanne Oiticica e pelas fonoaudiólogas Valéria Goffi, Ana Tereza Magalhães, Isabela Jardim e Danielle Penna Lima.

Fundado por representantes de países ibero-americanos e presidido, atualmente, pelo Prof. Antonio Soda Merhy – o Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento tomará posse durante a solenidade de abertura –, o Grupo Ibero-americano de Implantes Cocleares e Ciências Afins tem como objetivo promover o desenvolvimento, formação, investigação e divulgação de médicos, de reabilitação e de avanços tecnológicos em conjunto com dispositivos implantáveis.

O I Encontro Nacional de Deficientes Auditivos, Médicos e Personalidades do Poder Público acontecerá no dia 21 de maio, às 19 horas, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo – Av. Dr. Eneas de Carvalho Aguiar, 23, Pinheiros, São Paulo. Mais de 200 deficientes auditivos confirmaram a presença.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter