Bola de pilates auxilia grávidas antes e na hora do parto

Enquanto fazem os movimentos na bola, as gestantes conversam, contam suas experiências, medos e expectativas com relação ao nascimento do bebê.

Comentar
Compartilhar
16 JUN 2019Por Da Reportagem09h21
A bola de pilates é uma aliada para o fortalecimento da musculatura pélvica, preparando o corpo para o parto.Foto: DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DE SANTOS

Não importa se a gestação está no início ou no fim: a bola de pilates é uma aliada das futuras mães para o fortalecimento da musculatura pélvica, preparando essa região do corpo para o trabalho de parto. Os movimentos são complementados com o alongamento dos membros superiors. Esses exercícios são oferecidos na Escola das Mães da Policlínica do Morro Santa Maria.

Enquanto fazem os movimentos na bola, as gestantes conversam, contam suas experiências, medos e expectativas com relação ao nascimento do bebê. Elas também são orientadas pelos profissionais da policlínica que tiram dúvidas sobre as questões da gravidez.

"Além de fortalecer a musculatura pélvica, os exercícios na bola aliviam a dor do parto sem necessidade do uso de medicamentos, auxiliam na dilatação e promovem relaxamento. Nossas maternidades municipais, Silvério Fontes e Estivadores, possuem salas com bolas de pilates e orientamos as gestantes que, ao entrarem em trabalho de parto, solicitem esse serviço", destaca Bruna Cavalcante Pereira, técnica de enfermagem da policlínica.

A auxiliar de limpeza Luciana Aparecida Ribeiro, 44 anos, está esperando Analu Fernanda para o fim de julho. A gestação não foi planejada e, no início da falha na menstruação, a gestante pensou que estava entrando na menopausa. Ao perceber as mudanças em seu corpo, foi atrás e descobriu que estava grávida - o que foi desesperador, devido aos eventuais riscos de uma gestação após os 40 anos.

"Chorei muito, mas fui bem acolhida aqui na Policlínica. Agora estou psicologicamente bem e o grupo da Escola das Mães ajuda muito. O exercício na bola me traz relaxamento", destaca Luciana.

As reuniões da Escola das Mães no Morro Santa Maria acontecem toda quarta-feira, às 14h, antes das consultas de pré-natal das gestantes. A cada semana, um ou mais temas, amparados por material didático, são discutidos.

Colunas

Contraponto