Bertioga deve vacinar mais de 17 mil contra Influenza

A população pode procurar qualquer uma das cinco Unidades de Saúde da Cidade

Comentar
Compartilhar
05 ABR 2019Por Da Reportagem11h15
Já o dia D ocorre apenas no mês de maio, dia 4Foto: Diego Bachiéga

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, o vírus da gripe, começa na próxima quarta-feira (10). Em Bertioga, a Secretaria de Saúde tem como meta imunizar mais de 17 mil pessoas. A população pode procurar qualquer uma das cinco Unidades de Saúde da Cidade para receber a dose. Os pacientes devem comparecer aos locais munidos de caderneta de vacinação e documento de identidade.

A prioridade é vacinar crianças menores de seis anos de idade, gestantes e puérperas (mulheres cujo parto ocorreu em até 45 dias), idosos, trabalhadores da Saúde e da Educação, povos indígenas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens com idade entre 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, além de funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

Dia D

No "Dia D" da campanha, sábado, 04 de maio, as equipes também vão aproveitar para, além da gripe, vacinar gestantes contra Coqueluche, Tétano e Difteria (vacina dTpa) e Hepatite B. Também serão aplicadas doses contra sarampo em jovens. Excepcionalmente no Dia D, a Vigilância Epidemiológica (Rua Jorge Ferreira, 60, Centro) também será posto de vacinação.

Capacitação

Para atender melhor à população, a Diretoria de Vigilância em Saúde realizou treinamento com cerca de 50 profissionais de saúde que atuarão durante a campanha. Eles foram orientados sobre manuseio e armazenamento das vacinas e outras informações importantes para o trabalho durante os dias de vacinação.

Onde receber a vacina

USF Boraceia – Rua Vereador Geraldo Rodrigues Montemor, s/nº

UBS Indaiá – Rua Sa?o Francisco do Sul, s/nº

UBS Maitinga – Rua Alberto Augusto de Andrade (antiga Rua 14), s/nº

UBS Mirosam – Rua São Gonzalo, s/nº (Vila do Bem), Bairro Chácaras

UBS Vicente Carvalho II – Rua Epipha?nio Baptista, 637, Jardim Vicente de Carvalho

Gripe

A influenza, ou gripe, é uma infecção aguda do sistema respiratório, ocasionada pelo vírus influenza, com elevado potencial de transmissão. Inicia-se com febre, dor muscular e tosse seca. Em geral, tem evolução por período limitado de um a quatro dias, mas pode se apresentar de forma grave. A gripe propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização. Idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, ou imunossuprimidos são mais vulneráveis aos vírus.

Colunas

Contraponto