Bertioga aumenta o número de testagens do novo coronavírus

Município firmou parceria com laboratório particular, conveniado ao Instituto Adolfo Lutz, visando acelerar diagnósticos

Comentar
Compartilhar
14 JUN 2020Por Da Reportagem13h55
Todos os testes são custeados pelo Município, através da Secretaria de SaúdeFoto: DIVULGAÇÃO

A prefeitura de Bertioga ampliou a testagem de pessoas que procurarem as unidades de saúde com sintomas gripais. A intenção, segundo a Secretaria de Saúde é diminuir a velocidade de transmissão do coronavírus, reduzir o número de casos e encerrar possíveis surtos no Município. 

Dessa forma, o número de casos suspeitos aumentou significativamente, pois todos aqueles que passam pelo atendimento hospitalar do Município com ao menos um sintoma, realizam a testagem.

Antes, seguindo o protocolo do Estado, o teste era realizado apenas em pacientes que apresentavam sintomas graves.

Dois Testes

O exame laboratorial swab, coleta realizada por meio de secreções do nariz ou garganta, a partir do 3° dia de sintoma do paciente tem previsão de resultado de 48 a 96 horas.

Já o teste rápido é usado em alguns casos específicos e o paciente precisa estar no 8° dia ou mais de sintomas. O resultado fica pronto em 20 minutos.

Segundo a Secretaria de Saúde com esse novo protocolo, o tratamento poderá iniciar mais rápido, combatendo a replicação do vírus no organismo do paciente e evitando que o quadro se agrave.

Todos os testes são custeados pelo Município, através da Secretaria de Saúde, visando melhorar o atendimento, visto que os laboratórios do Estado não recebem os testes fora do protocolo, que prevê a testagem somente para casos graves.