X

Saúde

Banco de Leite Humano precisa de doações neste fim de ano

As mães que desejarem contribuir devem entrar em contato pelo telefone gratuito 08000 268877 ou procurar o Banco de Leite Humano mais próximo

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 23/12/2014 às 17:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O estoque de leite materno caiu pela metade no Centro de Referência Nacional e Ibero-americano para Bancos de Leite Humano, do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), no Flamengo, zona sul do Rio.

Mães que estão amamentando podem doar o leite excedente, que é utilizado na Unidade de Tratamento Intensivo neonatal do instituto e de outras instituições parceiras no estado. Somente no instituto, são aproximadamente 40 leitos para bebês prematuros e de baixo peso.

De acordo com Danielle Silva, gerente do Centro de Referência para Bancos de Leite Humano do IFF, a queda do estoque costuma acontecer no período de dezembro a fevereiro, quando boa parte das famílias deixa a cidade. “Em novembro, conseguimos coletar 300 litros de leite, mas, até agora, coletamos somente 150 litros”, lamentou.

Mães que estão amamentando podem doar o leite excedente (Foto: Agência Brasil)

Danielle informou que o desconhecimento sobre a importância da doação ainda é grande. “O leite que sobra, que é jogado fora, pode ajudar a salvar vidas. Um dedinho de leite pode alimentar de cinco a dez bebês, pois a dieta de um prematuro é pequena. Por menor que seja a doação, terá um valor enorme”, explicou a médica.

As mães que desejarem contribuir devem entrar em contato pelo telefone gratuito 08000 268877 ou procurar o Banco de Leite Humano mais próximo. A partir do contato, é feito um cadastro e uma inscrição. A única exigência é que a mãe esteja amamentado o próprio filho. O uso de medicamentos deve ser informado, para que seja verificada a possibilidade da doação. A mulher também recebe orientações e, se necessário, tratamentos para solucionar problemas relacionados à amamentação.

Danielle acrescentou que as mães cadastradas não precisam sair de casa, pois contam com serviço de coleta domiciliar. Nesse caso, o leite deve ficar armazenado no recipiente fornecido pelo próprio banco.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Caminhão perde controle e trava Rodovia Anchieta

Após a retirada do caminhão, o tráfego voltou a sua normalidade

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter