X

Saúde

Balão intragástrico é alternativa para perda de peso antes do verão

O balão é inserido vazio no estômago do paciente, por meio de endoscopia, e preenchido com uma solução de azul de metileno. A colocação leva, em média 20 minutos

Estadão Conteúdo

Publicado em 14/12/2015 às 17:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O balão tem sido um dos tratamentos mais procurados para a obesidade / Divulgação

 Com a chegada do verão, muitas pessoas já estão preocupadas com a boa forma. Um grande aliado no controle de peso, indicado tanto para homens quanto mulheres, é o balão intragástrico. 

O método - de fácil colocação - proporciona auxílio na redução de peso por meio de reeducação alimentar, de forma segura e menos invasiva. 

O balão é inserido vazio no estômago do paciente, por meio de endoscopia, e preenchido com uma solução de azul de metileno. A colocação leva, em média 20 minutos. 
A presença do balão dentro do estômago causa uma sensação de plenitude (estômago cheio), o paciente sente-se satisfeito mais rapidamente quando se alimenta e, consequentemente, emagrece.

"Alguns pacientes conseguem reduzir mais de 20% do peso corporal com o uso do balão. E além da colocação, o paciente precisa passar por um programa nutricional e de exercícios físicos, para que os resultados sejam permanentes", afirma o médico e especialista em tratamento de obesidade com balão intragástrico, Caetano Marchesini. 

Segundo ele, o balão tem sido um dos tratamentos mais procurados para a obesidade, com grande índice de perda de peso e manutenção do estilo de vida saudável. 

O paciente fica em média de seis meses a um ano com o balão, dependendo do modelo, passando por um acompanhamento físico, nutricional e psicológico 

"É importante que o paciente entenda o processo pelo qual está passando e mantenha o foco em seus objetivos. Isso facilitará o controle da ansiedade e compulsão por comer. A ideia é que, aos poucos, ele passe a adotar hábitos saudáveis mesmo após a retirada do balão", reforça Marchesini.

Após a colocação do balão, os primeiros resultados começam a surgir já na primeira semana. Nesse período, a alimentação é bem restrita e o paciente já consegue ver os primeiros quilos indo embora. 

Quem pode colocar ? O balão pode ser colocado por qualquer paciente com IMC1 entre 28 e 35, que já tenha se submetido a outros tratamentos convencionais, ou com IMC acima de 35 Kg/m2 que não quer se submeter à cirurgia e tentar mais uma vez um tratamento clínico.

Vale lembrar, que é considerado obeso quem tem o IMC acima de 30. Grávidas e pacientes que já fizeram alguma cirurgia no estômago não podem passar pelo procedimento. "É uma proposta de emagrecimento saudável, não há nada que agrida o organismo, é apenas um impulso mecânico para causar saciedade no paciente", ressalta Marchesini.
A paciente Maria Fernanda Carneiro Moro, colocou o balão e perdeu 30 quilos "Não senti dor, tive uma excelente adaptação e aprendi a comer de maneira saudável durante os seis meses em que fiquei com o balão no estômago", conta Maria Fernanda.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter