X

Saúde

Baixa procura por vacinação preocupa em São Vicente e prefeitura convoca para o Dia D neste sábado

Além da campanha contra a poliomielite, haverá atualização de caderneta para crianças e adolescentes que estão com vacinas atrasadas

Jeferson Marques

Publicado em 19/08/2022 às 16:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Criança sendo vacinada na unidade do Brisamar Shopping / Nair Bueno/Diário do Litoral

A baixa procura da população de São Vicente pelas campanhas de vacinação infantil contra a poliomielite tem causado preocupação da Prefeitura. Até o fechamento deste texto nem 10% das crianças de um ano a menores de cinco anos haviam recebido a gotinha. Segundo a ccordenadora da Vigilância Epidemiológica da cidade, Elisângela Silva de Jesus, apenas 1.000 de 20.000 pequenos e pequenas haviam se imunizado.

É por isso que a Secretaria de Saúde de São Vicente promove neste sábado (20) o Dia D de Vacinação, com o intuito de mobilizar a população e ampliar o número de vacinados no Município. Ao todo, 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Estratégia de Saúde da Família (ESF’s), estarão com equipes para imunizar crianças e adultos, das 9h às 16h. O posto fixo de vacinação, que funciona no Brisamar Shopping, também estará funcionando, das 10 às 19h. Em todos esses locais serão disponibilizadas doses contra a poliomielite, covid-19 e gripe, as principais vacinas da campanha. Mas o objetivo da ação também é atualizar a carteira de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, que estão com vacinas atrasadas.

Elisângela acredita que a pandemia fez com que as pessoas esquecessem das outras vacinas dando prioridade apenas à covid-19. "O foco da população ficou apenas no coronavírus, mas precisamos reforçar que outras doenças seguem existindo, como a própria poliomielite. Por isso é importante que os pais ou responsáveis levem suas crianças para tomar a gotinha, verificar a carteirinha de vacinação e protegê-las das formas mais graves dessas patologias", explica.

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a poliomielite é uma doença infecto-contagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado Poliovírus. Embora ocorra com maior frequência em crianças menores de quatro anos, também pode ocorrer em adultos.

O período de incubação da doença varia de dois a trinta dias sendo, em geral, de sete a doze dias. A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas (forma subclínica) ou nenhum e estes são parecidos com os de outras doenças virais ou semelhantes às infecções respiratórias como gripe - febre e dor de garganta - ou infecções gastrintestinais como náusea, vômito, constipação (prisão de ventre), dor abdominal e, raramente, diarréia. Cerca de 1% dos infectados pelo vírus pode desenvolver a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.

Mais vacinas

Estarão disponíveis no Dia D, também, vacinas da hepatite, BCG, febre amarela e outras, de acordo com o Calendário Estadual de Vacinas.

Mas, para quem não conseguir comparecer neste sábado, as unidades de saúde seguem aplicando as imunizações de segunda a sexta-feira até as 15h30, com exceção da que fica no Brisamar Shopping, que se estende até as 19h.

Vale ressaltar que o uso de máscaras continua obrigatório no interior das UBS’s/ESF’s e no posto fixo.

Confira os endereços dos postos de vacinação que vão funcionar no Dia D em São Vicente:

- Brisamar Shoppping (Rua Frei Gaspar, 365 – 3º andar, loja 346 – Centro)
- ESF Ponte Nova (Rua Salvador s/n);
- ESF Jardim Rio Branco II e III (Rua Eduardo Cação, s/n);
- ESF Humaitá (Rua Maria Rocco, 311);
- ESF Parque das Bandeiras (Rua Luiz Gonzaga Lopes, 57);
- UBS Central (Avenida Antônio Emmerich, 509, Vila Mello);
- UBS/ ESF Praça Vitória (Praça Vitória, s/n – Vila Voturuá);
- ESF Japuí (Avenida Tupiniquins, s/n);
- ESF Bitaru (Rua Agostinho Pereira Pinto Júnior s/n);
- UBS / ESF Vila Margarida (Rua Polydoro de Oliveira Bittencourt, 299);
- UBS/ESF JIP (Rua Roberto Koch, 584 – Jóquei Clube)
- UBS Tancredo Neves (Rua Luiz Meirelles Araújo, s/n)
- ESF Parque São Vicente (Praça Dom Pedro I, s/n)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

Itanhaém

Polícia prende trio suspeito de integrar organização criminosa em Itanhaém

Além disso, R$ 3.480,00 também foram recuperados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter