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Saúde

Autocuidado: 5 dicas para fazer um SPA em casa no final de ano

Com planejamento e organização, dá pra viver essa experiência no seu sofá

Escalda-pés reduz inchaço e alivia o estresse / Divulgação


Você piscou e o final do ano chegou, trazendo aquela correria típica que antecede as festas desta época. Trabalho, conclusão de ano letivo, compras, preparativos para ceias e demais compromissos que se afunilam em menos de 30 dias, gerando um estresse daqueles! Se também você sente vontade de fugir pra um lugar relaxante, que tal transformar a sua casa num SPA e curtir momentos de autocuidado e bem-estar? 

Ao contrário do que muitos imaginam, SPA não é um espaço em que as pessoas vão se isolar para perder peso, comer pouco e se exercitar muito. O termo SPA vem do latim 'salute per aqua', que tem o sentido literal de 'saúde pela água'. Já na Roma Antiga, a aristocracia frequentava a estância hidromineral da cidade de Spa, na província de Liège, na Bélgica - hoje palco do Circuito de Spa-Francorchamps da Fórmula 1. 

Assim como as águas termais eram conhecidas pelas suas propriedades curativas, os tratamentos oferecidos num SPA fazem bem para corpo e mente, especialmente em tempos de pandemia. "O SPA reúne procedimentos variados para garantir bem-estar por completo, não só da parte estética. É um refúgio para a pessoa se desconectar da correria e se conectar com ela mesma", detalha a especialista em bem-estar e esteticista Márcia Campos. 

Para fazer da sua casa um SPA urbano, você só precisa definir o dia e organizar tudo o que vai precisar para o ritual de autocuidado. Separe e deixe a mão produtos e acessórios que vai usar: máscara de cabelo, itens de skincare, hidratantes corporais, vela, toalha, roupão, máscara de descanso para os olhos, bacia e uma playlist com músicas bem tranquilas. 

O ideal, como explica Márcia, é reservar um período do dia com a intenção exclusiva de se priorizar, de preferência sem interferências de telefone, mensagens ou chamadas de vídeo. "Esse tempo é muito importante principalmente pra quem cuida de outras pessoas e acaba se deixando em último lugar. É preciso se priorizar por um período e se cuidar com carinho. Não tem a ver com dinheiro, é uma consciência", reforça a especialista. 

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Agora, confira os cinco passos pra você transformar a sua casa em SPA: 

1) Prepare o ambiente: acenda velas ou incenso de aromas que acalmam, como lavanda; feche as janelas pra bloquear os ruídos externos; ative uma playlist tranquila; deixe uma bebida pra acompanhar o processo, e aí vale de chá ao espumante, você decide! "É muito mais fácil se desligar quando tudo já está organizado para esse momento. Dependendo do seu dia, o SPA vai combinar com um suco detox ou com um vinho. O que vale é curtir", orienta Márcia. 

2) Escalda-pés: coloque água quente numa bacia e acrescente duas colheres de sopa de sal grosso ou sais próprios para isso. Para aumentar o relaxamento, adicione chá de erva-doce, camomila ou pingue 4 gotas de óleo essencial de lavanda. Mergulhe os pés e sinta o relaxamento! "Melhora a circulação sanguínea e reduz o inchaço dessa área. O contato com a água quente alivia o estresse", justifica a especialista.  

3) Banho relaxante: se tiver banheira, use sais de banho e espuma para aproveitar os benefícios da imersão do corpo na água quente. Se não tiver, é só pingar umas gotas de óleo essencial de lavanda no chão do box antes de ligar o chuveiro, deixando o vapor espalhar esse aroma pelo ar. "Outra dica é fazer uma trouxinha com sais de banho em um pedaço de tule, amarrando-a à ducha. É muito gostoso!", ensina ela. Use um produto esfoliante na pele, para a remoção das células mortas, e passe uma máscara no cabelo, enxaguando tudo no final. 

4) Automassagem: depois do banho, capriche na hidratação da pele do corpo, dedicando uma intenção de autocuidado e bem-estar ao massagear as áreas, sem pressa. Se jogue num roupão ou robe bem confortável e siga seu ritual de cuidados com o rosto, incluindo uma máscara facial. "É a melhor hora para se deitar, fechar os olhos e se concentrar na respiração. Se souber meditar, aproveite e faça sua prática", incentiva. 

5) Curta o momento: tire a máscara do rosto, penteie o cabelo e seque, se preferir. Finalize seu SPA em casa com algo pra completar o relaxamento, como um livro, um filme divertido ou mesmo dormir. Agora que seu corpo aprendeu que é possível se conectar com o bem-estar, programe outros dias relaxantes e sinta os benefícios na sua vida. 

"Fazer um SPA deixou de ser algo elitizado há muito tempo e a pandemia trouxe uma necessidade enorme de as pessoas se cuidarem mais. No meu espaço, atendo muitas pessoas que quase morreram pela Covid-19 ou perderam seus entes, e elas trazem uma outra compreensão da vida, do autocuidado mesmo. Investir em bem-estar próprio será sempre uma ótima decisão", reforça. 

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