X

Saúde

Atendimento domiciliar garante tratamento humanizado a pacientes acamados

Serviço é destinado tanto a acamados com baixa complexidade clínica, como aqueles com necessidade de maiores cuidados.

Publicado em 18/06/2013 às 08:52

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Quem tem na família alguma pessoa de cama devido a problemas de saúde sabe o quanto é desgastante o período de tratamento e, principalmente, como o tratamento humanizado é fundamental para garantir o sucesso na recuperação e qualidade de vida. Em Santos, isso é uma realidade com um serviço pioneiro disponibilizado pela Secretaria de Saúde. Trata-se do trabalho da Seção de Atendimento Domiciliar, primeiro programa nestes moldes no país, que já completou 21 anos.

O serviço é destinado tanto a acamados com baixa complexidade clínica, como aqueles com necessidade de maiores cuidados, como por exemplo sequelas de AVC (acidente vascular cerebral) ou complicações que demandam curativos.

“Com esse serviço conseguimos diminuir o tempo de internação de pacientes que tenham condições de serem tratados em casa, diminuindo os riscos de infecções hospitalares, havendo também um avanço na cicatrização das escaras. O paciente se recupera melhor em casa, com conforto para ele e a família”, detalha o coordenador do programa, Devanir Paz.

Iniciativa permite ao paciente se recuperar em casa, com conforto para ele e para a família

Equipe multidisciplinar

A seção dispõe de 65 funcionários de atendimento direto aos pacientes, entre médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas e farmacêutico. Há cerca de 1 mil pacientes sendo acompanhados, dos quais cerca de 90% idosos. O serviço não registra fila. (Confira abaixo como solicitar atendimento).

Após o recebimento da solicitação, é agendada uma visita para avaliação clínica e de admissão. Há casos em que a equipe visita o paciente uma vez ao mês e outros onde é necessário até duas visitas diárias. Cerca de 2.300 procedimentos são feitos mensalmente, entre curativos, fisioterapias, coleta de exames laboratoriais, entre outros. A Secretaria de Saúde fornece os medicamentos e materiais de curativos prescritos.

Confiança

Com o trabalho permanente, equipe, familiares e pacientes acabam estreitando laços de confiança e interferindo positivamente no tratamento. “Eles são excelentes, muito carinhosos e atenciosos com minha mãe. Nós que vivenciamos o que é ter uma pessoa em casa, que precisa de ajuda, sabemos como esse atendimento faz a diferença”, garante Jurema de Souza Gonçalves, que junto com a irmã Araceli, cuida da mãe Maria de Souza Gonçalves.

Já Jurandir Ignácio do Nascimento é o cuidador da esposa Maria José da Silva. “Soube do programa na unidade de saúde. O atendimento é bom e eles me ensinam a como cuidar melhor dela”.

O que é preciso para participar?

- Ser morador de Santos.

- Estar de cama necessitando de acompanhamento médico.

- Ter um cuidador (parente ou não), que assinará termo de compromisso e será o contato com a equipe e o responsável pelo paciente.

- Entregar relatório médico e cópia dos documentos pessoais do paciente (RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência) e do cuidador (RG).

- Para pacientes com alta hospitalar, o cuidador deve entregar os documentos na rua Barão de Paranapiacaba, 241, Encruzilhada, de segunda a sexta, em horário comercial.

- Para pacientes da zona noroeste, o cuidador deve entregar os documentos no 1º andar do PS, na r. Agamenon Magalhães s/n, Castelo, de segunda a sexta, das 8h às 12h ou das 13h às 17h.

- Já para pacientes de cama com menor complexidade, sem histórico recente de internação, a solicitação deve ser feita na unidade básica ou de saúde da família do bairro.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter