X

Saúde

Aprenda a cuidar das queimaduras de sol e tratar as picadas de mosquito

Aromaterapia ajuda a manter o bronzeado, prevenir e curar queimaduras de sol, repelir insetos e tratar suas picadas de maneira natural e sem contraindicações

Publicado em 27/01/2014 às 16:26

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Verão é sinônimo de mais atividades ao ar livre e, com elas, surgem as queimaduras solares e o inconveniente dos insetos. Tudo bem, porque a mais alegre das estações do ano pode ser curtida numa boa com a ajuda da Aromaterapia e seus Óleos Essenciais e Vegetais puros.   “Os Óleos Essenciais – os principais produtos da Aromaterapia – são substâncias extraídas das plantasque podem ser usadas com fins terapêuticos. Também é possível aliar alguns Óleos Vegetais puros nos tratamentos, já que a pele os aceita muito bem e são carreadores, ou seja, eles levam o melhor dos Óleos Essenciais à pele”, explica aromaterapeuta e aromatóloga Sâmia Maluf, diretora da By Samia Aromaterapia. Ela indica, nesta época do ano, ter sempre à mão alguns óleos que vão ajudar a deixar o verão ainda melhor. 

Bronzeado

Segundo Sâmia, o óleo de coco (vegetal) é um protetor natural contra os raios ultravioleta. “Ele é um potente antioxidante que neutraliza os radicais livres que se acumulam sob a pele”, aponta. De acordo com a especialista, o uso diário de óleo de coco reduz os malefícios do sol e ajuda a combater o envelhecimento precoce. “Basta aplicar diretamente na pele”, ensina.  “O Óleo de Gergelim (vegetal) também absorve cerca de 39% da radiação solar e hidrata a pele, mas não substitui o protetor solar tradicional, apenas complementa seu uso”, informa a aromaterapeuta. Ela indica usar tanto o óleo de coco quanto o de gergelim uma vez ao dia na pele, como se fosse um creme hidratante.

Mas, se a pele já sofreu queimaduras de sol e o incômodo é grande, aplique uma gota de Óleo Essencial de Lavanda sobre a área afetada ou o misture a um Óleo Vegetal ou Gel de Aloe Vera By Samia Aromaterapia, ideais para grandes extensões de pele. O alívio é imediato e ele ainda deixa um suave e delicioso perfume na pele.

Com os Óleos Essenciais da By Samia Aromaterapia, a cena acima não se repetirá (Foto: Divulgação)

Já se o objetivo é manter o bronzeado por mais tempo, a dica de Sâmia é o Óleo Skin By Samia Aromaterapia. O produto, especialmente desenvolvido por Sâmia, traz em sua formulação óleos essenciais e vegetais que cuidam da pele. “Ele tem um ótimo efeito calmante graças ao Óleo Vegetal de Calêndula, que potencializa a hidratação. A sinergia de óleos presente em Skin também auxilia na pigmentação do tecido”, explica a aromatóloga. O Óleo Skin pode ser usado tanto no pós-sol quanto com o objetivo de manter o bronzeado por mais tempo, mesmo depois do final das férias.

Picadas de inseto

Se há algo que tem potencial para estragar o humor durante o verão são as picadas de inseto, especialmente incômodas para as pessoas alérgicas. Para preveni-las, a dica de Sâmia é infalível. “Alguns Óleos Essenciais excelentes para repelir insetos são Citronela, Lemongrass e Hortelã Pimenta”. Basta misturar algumas gotas em um óleo carreador, como o de Semente de Uva ou de Neen, e aplicar na pele exposta. “O próprio Óleo de Neen possui propriedades repelentes, o que potencializa o efeito”, indica a especialista. Mas, ela alerta que tanto a Citronela quanto o Lemongrass são óleos fotossensibilizantes. Por isso, não devem ser usados quando houver exposição ao sol. O melhor é utilizás-lo apenas à noite. Sâmia ainda chama atenção para que não se confunda Hortelã Pimenta e Hortelã do Brasil. “Não use Óleo de Hortelã do Brasil, que é muito doce”, indica.

Contra o mosquito da dengue, Sâmia sugere misturar três gotas de Óleo Essencial de Copaíba a uma colher de sopa de Óleo Vegetal (de Calêndula, Semente de Uva ou Girassol) e aplicar na pele. “É fundamental fazer a mistura e diluir, pois o Óleo de Copaíba não pode ser aplicado diretamente na pele”, ensina. Ela lembra que o Óleo de Citronela, também indicado para espantar o mosquito da dengue, é fotossensibilizante e pode causar manchas na pele. “Por isso, é melhor evitá-lo quando nos expomos ao sol”, explica.  E completa: “O ideal é usar um bloqueador solar junto com os Óleos Essenciais”.

Para repelir os insetos do ambiente, um Aromatizador Plug da By Samia Aromaterapia (foto) com 25 gotas de Óleo Essencial de Copaíba e 25 gotas de Óleo Essencial de Citronela resolve o problema. “Além de deixar o ambiente livre, não intoxica como os inseticidas comuns”, informa a especislista.

Já o Óleo Essencial de Tea Tree é recomendado para quem já foi picado e não quer “sofrer” com as consequências. “O Tea Tree elimina a coceira e é anti-inflamatório, podendo ser aplicado diretamente na pele, sobre a picada”, diz Sâmia.
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Atenção São Vicente! Município anuncia cadastramento do IPTU para 2025; entenda

Contribuintes poderão solicitar o boleto digital a partir de 1 de maio

Variedades

Com crise ambiental como tema, banda santista lança álbum 'Terra Terror!'

Lucas Reis, vocalista, guitarrista e líder da Missão Lunar, aponta a inspiração em influências de David Bowie na obra

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter