X

Saúde

Aids volta a crescer em São Paulo entre os homens

No País, segundos os dados do IBGE, a incidência ficou estável - passou de 17,7 casos por 100 mil habitantes em 2000 para 17,9 em 2010

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 29/11/2013 às 21:25

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A incidência de aids no município de São Paulo voltou a crescer entre os homens, principalmente entre os homossexuais, apesar de uma redução significativa dos números da epidemia na população em geral ao longo dos últimos 15 anos, segundo o último balanço epidemiológico divulgado pelo Programa Municipal de DST/Aids.

O avanço da doença no município recuou cerca de 60% entre 1998 e 2012, passando de 47,6 para 19,3 novos casos registrados anualmente para cada 100 mil habitantes. A participação dos homens nesse novo cenário, porém, está aumentando. A divisão de novos casos registrados por gênero, que era de dois homens para cada uma mulher (2/1) em 1998, aumentou para 3/1 em 2012, e a expectativa é que aumente para 4/1 já nos próximos anos.

A projeção é feita com base nas estatísticas de pessoas já infectadas pelo HIV e que deverão desenvolver a doença. "Se olharmos só para os números de infectados pelo vírus, a proporção este ano já é de 4/1", disse a coordenadora do programa municipal, Eliana Gutierrez. "O HIV hoje nos diz onde estará a aids amanhã", explica ela, levando-se em conta que há uma janela de tempo entre a infecção e o desenvolvimento da doença.

A maior preocupação agora é com a população de homens que fazem sexo com homens (HSH): em 2012, segundo o estudo, eles passaram a representar quase metade (47%) dos novos casos de aids registrados na população masculina do município, comparado a 39%, em 2008. Os dados mostram também que a incidência está aumentando entre os jovens, nas faixas de 13 a 29 anos.

A incidência de aids no município de São Paulo voltou a crescer entre os homens (Foto: Divulgação)

"Vemos uma reconcentração da epidemia entre homens, principalmente homens jovens e que fazem sexo com outros homens", diz Eliana. "Agora é pegar essas informações e partir para a ação. O cenário da epidemia hoje é diferente do que era ontem e é diferente do que vai ser amanhã."

Estável

No País, segundos os dados do IBGE, a incidência ficou estável - passou de 17,7 casos por 100 mil habitantes em 2000 para 17,9 em 2010. Mas teve comportamento oposto na população de até 39 anos, que registrou diminuição dos casos, e de 40 anos ou mais, onde houve crescimento. Na faixa dos 40 aos 49 anos, a incidência do vírus HIV aumentou de 31 por 100 mil habitantes para 34,2. Entre as pessoas de 35 a 39 anos, caiu de 44,3 por 100 mil para 38,1.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter