X

Saúde

5 exames médicos que precisam ser feitos em 2017

Médico indica os procedimentos necessários para quem quer cuidar da saúde

Da Reportagem

Publicado em 04/11/2017 às 19:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

'A saúde também deve estar na lista de prioridades das pessoas', explica o Dr. Giovani / Divulgação

O último trimestre de 2017 já começou e, antes que o ano chegue ao fim, há cinco exames importantes que devem ser feitos por homens e mulheres nos próximos meses. Dr. Giovani Moeckel Carvalho, médico responsável pelo HCJ Especialidades Médicas, indica os procedimentos necessários para quem quer cuidar da saúde:

Ultrassonografia da mama – é um exame complementar à mamografia e analisa o tecido mamário para detectar possíveis lesões. O médico solicita o exame em casos específicos, como mamas radiologicamente densas e com assimetrias. É fundamental para auxiliar na biópsia, porque identifica tamanho, localização e outras características da lesão. Em média, o procedimento dura 30 minutos.

Mamografia – é obrigatória a partir dos 40 anos e deve fazer parte dos exames de rotinas das mulheres. É o principal meio para detectar precocemente o câncer de mama, que se identificado na fase inicial há mais de 95% de chance de cura. Microcalcificações, distorções mamárias e mamas densas assimétricas podem ser sinais da doença. Além da neoplasia maligna, como é chamado é o câncer de mama, o exame também indica se há inflamações e cistos.

Papanicolau – é um exame preventivo, indicando se há lesões pré-cancerosas e que podem ser retiradas antes de virar um tumor. No consultório, é feita a coleta de material com os equipamentos adequados pelo ginecologista e, feito isso, é enviado para um laboratório fazer análise completa. Em 2016, mais de 16 mil mulheres receberam o diagnóstico de câncer de colo de útero.

Próstata – exame de sangue que avalia o hormônio PSA, toque retal, ultrassonografia, medição do jato de urina, exame de urina de laboratório e biópsia são os procedimentos mais comuns para identificar inflamação ou câncer. O urologista ou proctologista é o especialista responsável por verificar se a próstata está aumentada. O exame deve ser feito uma vez por ano a partir dos 45 anos. Se o paciente tiver casos de câncer na família, o exame deve ser feito a partir dos 40 anos.

Colesterol total e frações – mede as taxas de colesterol e suas frações na corrente sanguínea, que são: HDL, conhecimento como “colesterol bom”; LDL, ou “colesterol ruim”; e triglicerídeos. O médico avalia e detecta os riscos de doenças cardiovasculares de acordo com as taxas e, se necessário, indica medidas que devem ser seguidas pelo paciente para sua redução, como mudança na alimentação e atividade física.

“A saúde também deve estar na lista de prioridades das pessoas, independentemente de sexo e idade. Tantas promessas e metas são estipuladas para encerrar ou começar um ano, porque não colocar esses cuidados entre elas?”, questiona Dr. Giovani.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter