São Vicente

Totens de segurança de São Vicente foram derrubados por ação criminosa

Criminosos renderam motoristas de caminhão da coleta de lixo, que foram obrigados a jogar os veículos nos equipamentos na manhã desta terça-feira (12)

Da Reportagem

Publicado em 12/07/2022 às 19:01

Compartilhe:

Criminosos derrubam totem de segurança em SV / Divulgação

Os totens de segurança instalados na Avenida Quarentenário, em frente à Lagoa, e também na caixa d’água do Parque Continental, na Área Continental, foram alvos de ação criminosa na manhã desta terça-feira (12).

O que aparentemente parecia ser apenas um acidente de trânsito, evidenciou um ato proposital com as informações obtidas pela empresa de coleta de lixo na Cidade, Terracom, e a análise das imagens captadas pelo totem derrubado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“O trabalho está incomodando! Sinal que estamos no caminho. Hoje, infelizmente, tivemos dois ataques criminosos aos nossos novos equipamentos de segurança: os totens de monitoramento. Lembro a todos que eles ainda não estavam em funcionamento. Com isso, três já foram atacados dentro de uma semana. A polícia está apurando os casos. Falo para vocês, nós vamos fazer São Vicente ser uma Cidade mais segura, onde as famílias possam viver melhor. Não seremos intimidados. Só queremos a paz!”, afirmou o prefeito Kayo Amado.

Segundo a empresa Terracom, os motoristas da frota teriam sido ameaçados por arma de fogo e obrigados a conduzir os veículos em direção ao equipamento, derrubando-os e danificando-os.

Tanto a concessionária, quanto a Prefeitura, registraram Boletim de Ocorrência, e as autoridades policiais já investigam os fatos.

A empresa Helper, responsável pela instalação e operação dos totens de segurança, está tomando as devidas providências para a remoção dos totens danificados e a instalação de novos equipamentos o mais breve possível, sem custos para a Administração Municipal, já que este serviço está previsto em contrato de locação.

Totens de Segurança

A instalação de totens de segurança é uma iniciativa pioneira na Baixada Santista.

O objetivo é fazer com que a Cidade avance na questão de monitoramento e, assim, moradores e turistas sintam-se mais seguros.

Foram instalados 30 totens em pontos estratégicos. Os equipamentos possuem câmeras Speed Dome com leitor de placa OCR (Optical Character Recognition), com reconhecimento óptico de caracteres, instaladas para a identificação de veículos, que permitem monitorar e analisar imagens instantaneamente e verificar em tempo real ilegalidades diversas, tais como carros roubados, placas clonadas, e muito mais. 

Os totens ainda dispõem de câmeras com visão de 360° e alcance de até dois quilômetros, comunicador de alta intensidade, blindagem, sensor de vandalismo, alto-falantes com mensagens de áudio para campanhas educativas, entre outros. 

É importante ressaltar que os totens também possibilitarão controlar o acesso de carros clandestinos, que promovem o descarte irregular de resíduos da construção civil (RCC) e de veículos que entram na Cidade para abandonar pessoas em situação de rua.

São equipamentos capazes de analisar automaticamente imagens do trânsito e da movimentação de pessoas, detectando situações de risco, alertando a Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar, e os agentes de Trânsito, que estarão acompanhando as imagens 24 horas por dia, no Centro de Controle Operacional (CCO), algo inédito em São Vicente.

Essa tecnologia é utilizada em grandes cidades e contribui para melhorar a gestão da segurança pública urbana. 

Entre suas funcionalidades, os totens possuem um botão de emergência (botão de pânico) para ser acionado pela população em casos de urgência. Neste caso, as pessoas poderão falar diretamente com o operador da central.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Eleitores idosos dobram e jovens caem 20% em Santos, no litoral de SP

O município também tem o menor percentual de menores de idade no eleitorado em toda a Baixada Santista

Cotidiano

Pior dor do mundo! Entenda mais sobre a Neuralgia do Trigêmeo

A doença provoca dores tão fortes que diversos pacientes pensam em eutanásia

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter