X
São Vicente

Teatro Móvel Solar estaciona com programação gratuita e acessível no Parque das Bandeiras

A ação, que conta com o patrocínio da Usiminas, acontece na Praça Brasília, principal praça do bairro, no sábado (21) das 16h30 às 19h30

Projeto retoma para a estrada de forma acessível e autossuficiente em energia / Divulgação

O Grupo Teatro a Bordo estaciona neste final de semana o projeto Teatro Móvel Solar em São Vicente (SP). A ação, que conta com o patrocínio da Usiminas, acontece na Praça Brasília, no Parque das Bandeiras, no sábado (21) das 16h30 às 19h30.

O projeto retoma para a estrada de forma acessível (uma vez que o espetáculo principal conta com tradução em LIBRAS) e autossuficiente em energia. Desde 2015 a instalação de módulos fotovoltaicos no contêiner palco já permitia uma iluminação 100% solar. Com as melhorias, todo o sistema de som e luz será sustentável, tendo o sol como personagem central da itinerância! 

"Subir ao palco após esses 24 meses pandêmicos é como ter uma segunda chance e ver um novo sol. Para nós artistas, significa ter contato novamente com tudo o que faz sentido para a nossa caminhada. Queremos reencontrar o público, com cada vez mais interação artística e sustentabilidade, pois depois da pandemia a mensagem que fica é que precisamos valorizar os encontros e cuidar do nosso planeta", conta o produtor do projeto, Douglas Zanovelli.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Para se alimentar de arte, a criançada tem um prato cheio! Toda a programação foi pensada para contemplar os pequenos. Começando pelos animados cortejos de chegança que ocorrem próximas do local da apresentação no dia anterior do evento. Neles, o público já se prepara para assistir as peripécias de uma princesa e um gigante, conhecer os talentos locais nas apresentações dos artistas da cidade e, ao final da programação, embarcar no Caixola de Histórias em uma viagem pelas cinco regiões do Brasil, passando por uma aldeia indígena que não conhece a noite, embalados pelo perfume e a beleza da flor do mandacaru, seguindo o rastro da mulher que vira onça, galopando numa disputa de cavalhada, encontrar com uma bernúncia que engole gente e por fim conhecer uma história local que será contada junto com o público!  Aventura é o que não vai faltar!

Aliando arte e educação, o projeto promove também uma Oficina de Contação de Histórias voltado para educadores, artistas e interessados em geral maiores de 18 anos, que tem como objetivo incentivar o hábito de ouvir e contar histórias, além de valorizar a cultura local. A ação acontecerá no dia 20 de maio no Espaço Multicultural às 19h e as inscrições são gratuitas, podendo ser feitas no local com 15 minutos de antecedência, com direito a certificado de realização.

O projeto Teatro Móvel Solar é apresentado pelo Ministério do Turismo e Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, em uma realização do grupo Teatro a Bordo e apoio do Instituto Usiminas e da Prefeitura de São Vicente.

Além de São Vicente, o projeto circulará ainda por Guarulhos (SP), Taubaté (SP), Mateus Leme (MG), Ipatinga (MG) e Porto Alegre (RS).

Sobre o Teatro a Bordo

Ao longo dos últimos quinze anos, o contêiner-palco do Teatro a Bordo já visitou mais de 400 cidades e foi visto por 600 mil pessoas em sete estados brasileiros. Desde 2015, aliando arte e sustentabilidade, o projeto utiliza a eletricidade solar para iluminar seus espetáculos, contando com um sistema fotovoltaico no teto do contêiner.

Impactado diretamente pela pandemia do Coronavírus, que restringiu diversas ações artísticas no mundo, o grupo precisou se reinventar e entre os anos de 2020 e 2021 desenvolveu projetos virtuais unindo encontros onlines, vídeos acessíveis, produções radiofônicas e obras literárias.

Informações sobre o projeto:

www.teatromovelsolar.com.br  | www.caixoladehistórias.com.br

Programação em São Vicente

Dia 20

A partir das 9h - Cortejo de chegança dos artistas nas escolas e no bairro

19h - Espaço Multicultural com Oficina de Contação de Histórias (atividade para educadores, artistas e interessados)

Endereço: Praça Vinte e Dois de Janeiro, s/nº - Centro

Inscrições no local. Chegar com 15 minutos de antecedência.

Dia 21

Na Praça Brasília, no Parque das Bandeiras

16h30 – Teatro "Sessão Solene - A Princesa e o Gigante"

18h - apresentação de artista local

19h- exibição de curtas

19h30 - Teatro "Caixola de Histórias" (acessível em libras)

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Brasil

11 Estados e DF entram no STF contra teto de ICMS sobre combustíveis e energia

A ação ocorre depois de São Paulo e Goiás terem saído na frente reduzindo as alíquotas do ICMS

CORINTHIANS

Róger Guedes perde pênalti, e Corinthians decide vaga com Boca na Argentina

O Corinthians volta a campo no próximo sábado (2), às 16h30 (de Brasília), para medir forças com o Fluminense pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software