SV inicia vacinação de idosos de 80 a 84 anos neste sábado (27)

Pessoas com mais de 90 anos podem receber a segunda dose a partir de segunda-feira (1º)

Comentar
Compartilhar
26 FEV 2021Por Da Reportagem16h02
Vacinação de Covid-19 teve apoio de jovens profissionais da Baixada SantistaVacinação de Covid-19 teve apoio de jovens profissionais da Baixada SantistaFoto: Divulgação

Seguindo o cronograma do Plano Estadual de Imunização (PEI), São Vicente vai dar início à imunização de idosos entre 80 e 84 anos neste sábado (27). Na segunda-feira (1º), o grupo de idosos com mais de 90 anos começa a receber a segunda dose da vacina. A Sesau pretende imunizar 3.852 pessoas do novo grupo (80 a 84 anos) e completar o esquema de vacinação, com a aplicação da segunda dose da vacina, em 1.440 idosos.

Para imunizar os idosos da nova faixa etária, a Sesau manterá abertas, neste sábado (27), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Central e a Subprefeitura, das 9h às 15h. A Subprefeitura fica na Avenida Ulisses Guimarães, 211, no Jardim Rio Branco (Área Continental) e a UBS Central, na Avenida Antonio Emmerich, 509, na Vila Melo (Área Insular). O munícipe deve apresentar documento com foto e comprovante de residência.

Já a partir de segunda-feira (1º), a vacinação da primeira dose para idosos de 80 a 84 anos segue em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF), além do Fundo Social de Solidariedade (FSS) e Subprefeitura, que funcionam também como drive-thru. Estes postos ficam abertos de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30.  O FSS fica na Rua Benedito Calixto, 205, no Centro (Área Insular).  

A Sesau pede que o público-alvo desta etapa faça um pré-cadastro no site Vacivida, por meio do link https://vacinaja.sp.gov.br/. O registro não é obrigatório, mas essencial para agilizar o atendimento.  

Segunda dose – os idosos com mais 90 anos, que receberam a primeira dose da vacina em São Vicente, começam a ser imunizados com a segunda dose nesta segunda-feira (1º). A vacinação para este público acontece na UBS Central, na UBS Praça Vitória (Praça Vitória s/n), no Fundo Social de Solidariedade e na Subprefeitura da Área Continental, de segunda a sexta-feira, das 9 às 15h30. Profissionais da saúde ativos devem procurar estes postos, também, para receber a segunda dose.

Mais doses - Nesta quinta-feira (25), São Vicente recebeu mais 3.480 doses da vacina de Oxford/Astrazenca, que vem para somar com as 3.700 doses que a Cidade já tinha em estoque. 

“A chegada de mais doses nos deixa animados e esperançosos em dias melhores. Vamos dar sequência ao Plano de Imunização contra a Covid-19 com o acréscimo de mais uma faixa etária. As coisas vão melhorar aos poucos”, declara a secretária da Saúde, Michelle Santos.

É importante destacar que todos que aguardarem para receber a dose do imunizante precisam respeitar os protocolos de higiene recomendados pelos órgãos sanitários, como o distanciamento e uso obrigatório de máscara. Os locais que estarão ofertando a vacina vão disponibilizar álcool em gel na entrada. 

Documentos - Durante o atendimento, os idosos devem apresentar RG e comprovante de residência. Já os profissionais da saúde, devem receber a segunda dose da vacina no mesmo município que recebeu a primeira. É preciso apresentar RG e carteira de vacinação com o registro da primeira. 

Números Covid - Até o momento, foram realizadas 25.651 testagens, com 11.828 casos positivos, 13.385 negativos e 438 no aguardo de resultado.   Entre os contaminados, somam-se 8.991 altas, 581 óbitos, 2.248 recomendações para isolamento domiciliar e oito internações (nenhuma em UTI).  Dos que esperam a conclusão dos exames, estão 393 altas, quatro óbitos, 34 recomendações para isolamento domiciliar e sete internações (nenhuma em UTI).