São Vicente

SV inicia obras no centro para maior acessibilidade

Maior shopping a céu aberto da Baixada Santista ganhará novas coberturas e calçadas com rampas, sendo parte integrante de um amplo projeto de desenvolvimento econômico no eixo centro-praia

Da Reportagem

Publicado em 01/09/2023 às 15:52

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

As melhorias estruturais trarão mais segurança e atratividade ao trabalho dos lojistas e conforto aos frequentadores / Divulgação/PMSV

Continua depois da publicidade

O maior centro comercial da Baixada Santista, também conhecido como a '25 de Março' do litoral, o Centro de São Vicente começou, nesta quinta-feira (31), a receber obras que o transformarão no primeiro centro comercial totalmente acessível da região, com novas coberturas, novas calçadas com rampas e um projeto que tem como foco a inclusão. "Queremos que nosso shopping a céu aberto, o maior e mais frequentado da região, receba todos os públicos de braços abertos, com dignidade e respeito. Aqui será um espaço para todos!", ressaltou o prefeito Kayo Amado, que andou pelo Centro durante a manhã, conversando com funcionários, proprietários de estabelecimentos e consumidores.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

As melhorias estruturais trarão mais segurança e atratividade ao trabalho dos lojistas e conforto aos frequentadores. Os serviços abrangem desde o cruzamento da Rua Martim Afonso com a Rua João Ramalho até a Praça da Matriz, além da Rua Frei Gaspar, no trecho entre Rua Martim Afonso e Rua XV de Novembro. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Festival com música e gastronomia agita Praça 22 de Janeiro, em São Vicente

Além disso, o trecho entre as ruas João Ramalho e Frei Gaspar será estruturado para tornar-se um boulevard, contando, inclusive, com adaptação para via compartilhada (para passeio de pedestres e veículos). No primeiro estágio, estão sendo feitas adequações nas calçadas.

O investimento das obras é da ordem de R$ 3,5 milhões e os trabalhos devem durar cerca de 12 meses.

Continua depois da publicidade

É importante ressaltar que as obras do Centro fazem parte de um amplo planejamento da atual gestão municipal para o desenvolvimento econômico e geração de empregos da região centro-praia. "Todos nós sabemos que o setor de comércio e serviços é o que mais gera empregos em São Vicente e queremos fortalecer isso. Essas reformas e ampliações em vários locais têm esse objetivo e estão conectadas em uma somatória de investimentos, fazendo parte de um mesmo projeto dentro de um circuito histórico, cultural, comercial, turístico e econômico", destacou o prefeito, citando algumas obras importantes que fazem parte neste contexto, como a Nova Rodoviária, o Orla do Gonzaguinha, dos píeres, e as futuras revitalizações da Biquinha, Praça 22 de Janeiro e Deck dos Pescadores.  

Há dez anos trabalhando em um estabelecimento na Rua Martim Afonso, Regiane Vieira conta que há muito tempo o centro comercial estava carente de melhorias. Segundo ela, os serviços, além de qualificarem o trabalho dos profissionais, funcionarão como chamativo para que o público prestigie ainda mais as região. Ela recorda, também, as dificuldades enfrentadas nos dias de chuva. “O acesso é muito prejudicado nos dias de temporal. As coberturas vêm apresentando problemas há anos e, devido a isso, nós vendedoras não conseguimos atender na porta do estabelecimento sem que a água da chuva nos atinja. Será bom para o trabalhador e para o cliente”.

Morador do bairro Vila Margarida, o estudante Eduardo Bulhões de Freitas sempre frequenta o centro comercial vicentino. “É bem difícil andar por aqui nos dias chuvosos. Estamos em uma cidade caracterizada pelo alto potencial no comércio. Essa é uma forma de fomentar uma área que tanto contribui para o desenvolvimento econômico do nosso município”.

Continua depois da publicidade

Vale lembrar que, recentemente, São Vicente compôs o pódio da categoria ‘Turismo de Compras’ no ‘Prêmio Top Destinos Turísticos’, que premia os municípios mais bem avaliados em diversos âmbitos turísticos. A iniciativa trabalha fortemente a potencialização do comércio como um dos principais polos incentivadores do turismo.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software