São Vicente

São Vicente vira referência e registra a maior queda nos casos de HIV da Baixada Santista

São Vicente é o município da Baixada Santista com o maior índice de redução nos casos de HIV nos últimos quatro anos

Igor de Paiva

Publicado em 07/11/2025 às 07:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A cidade registrou uma queda de 28,2% na incidência de testes positivos / Divulgação

Continua depois da publicidade

São Vicente é o município da Baixada Santista com o maior índice de redução nos casos de HIV nos últimos quatro anos.

A cidade registrou uma queda de 28,2% na incidência de testes positivos. O resultado é fruto de políticas públicas e diversas ações de conscientização, que incluem campanhas de orientação em escolas e vias públicas, testagens rápidas e incentivo ao uso de preservativos, entre outras medidas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Aproveite e veja também, São Vicente: Centro de Apoio e Diagnóstico realiza 57% dos diagnósticos de câncer.

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) também desempenha papel fundamental, oferecendo testagem a todos os munícipes, tratamento adequado para o HIV e medicamentos preventivos, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP).

Continua depois da publicidade

Leia Também

• São Vicente: Centro de Apoio e Diagnóstico realiza 57% dos diagnósticos de câncer

• Governo de SP libera verba milionária para investimento na saúde no litoral de SP

“Se a pessoa tiver uma situação de risco de contaminação, é recomendado procurar uma unidade de saúde dentro de 72 horas. O caso será encaminhado ao CTA para avaliação e, se indicado, será fornecida a PEP, medicamento que deve ser tomado por 28 dias”, explica a coordenadora do Programa Municipal de IST/Aids, Samantha Barros Agria Theodósio.

De acordo com ela, a retomada das ações externas nos últimos anos, como o projeto Saúde nas Escolas – que realiza atividades de orientação na rede pública – foi essencial para ampliar o alcance das iniciativas e contribuir para a redução dos casos.

Continua depois da publicidade

A médica Maria Luisa David, diretora da Unidade de Saúde da Mulher de São Vicente, destaca os métodos contraceptivos disponíveis no Município. “A partir do momento em que ocorre uma relação desprotegida, especialmente com um parceiro cujo histórico médico é desconhecido, é fundamental procurar uma unidade de saúde”, ressalta.

Campanha Fique Sabendo

A iniciativa da Secretaria da Saúde (Sesau) tem como objetivo incentivar a testagem gratuita de HIV e sífilis, promovendo a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce das ISTs.

Embora a data oficial da campanha seja de 24 de novembro a 1º de dezembro, a Sesau ampliou o período de mobilização: as ações começaram em 3 de novembro e seguirão até o fim de dezembro, com atividades em todas as unidades básicas de saúde e no CTA.

Continua depois da publicidade

Serviços disponíveis

Distribuição de preservativos em todas as unidades;

Testes rápidos de HIV e sífilis, disponíveis por agendamento nas UBSs/ESFs, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No CTA (Avenida Quintino Bocaiúva, 1.261, sala 22 – Centro), o atendimento é por demanda livre, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. É necessário apresentar documento oficial com foto;

Implanon: o Município possui um protocolo específico que oferece o contraceptivo para o público de 15 a 19 anos, nos casos em que a pessoa já tenha filho, seja profissional do sexo, usuária de entorpecentes, esteja em situação de rua ou seja portadora de HIV;

Continua depois da publicidade

PrEP: medicamento de uso diário para prevenção ao HIV, indicado antes da exposição ao vírus. Disponível no CTA, mediante apresentação de documento com foto;

PEP: medicamento indicado para pessoas com possível exposição ao HIV nas últimas 72 horas. Também disponível no CTA, mediante apresentação de documento com foto.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software