São Vicente

São Vicente terá três artistas no 'Revelando São Paulo'

Município participa do evento estadual pela primeira vez; artistas enviarão vídeos para expor suas obras virtualmente

Da Reportagem

Publicado em 07/07/2021 às 12:55

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Cynthia Mallmann participará de principal programa de difusão cultural voltado ao artesanato e às culturas populares, tradicionais e originárias do Estado: o Revelando São Paulo / Reprodução / Facebook

Continua depois da publicidade

"Os filhos dessa terra têm muito a apresentar para todo o país. Queremos revelar muito mais e exportar a cultura caiçara". Com essa frase do prefeito Kayo Amado, São Vicente anuncia que contará com a participação de três artistas locais no principal programa de difusão cultural voltado ao artesanato e às culturas populares, tradicionais e originárias do Estado: o Revelando São Paulo.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Em razão da pandemia, a iniciativa criada em 1996 ganhou formato virtual na próxima edição, prevista para novembro. “Buscamos a adesão inédita ao programa estadual. Queremos dar visibilidade aos trabalhadores da cultura que representam, incrivelmente, a história da nossa Cidade”, concluiu o prefeito.

Continua depois da publicidade

De São Vicente, foram contemplados a chef de cozinha Cynthia Mallmann, o escultor José Guerra (Zelão) e a ceramista Sônia Mattos. Ao todo, mais de 300 artistas e coletivos de 95 municípios foram selecionados para apresentar suas expressões artísticas, em vídeo, no evento gerido pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a organização Amigos da Arte.

Cynthia Mallmann - A artista e chef de cozinha formou-se em Gastronomia (Centro Universitário São Judas Tadeu), trabalhou na empresa e-Mídia (CyberCook e CyberDiet) e hoje é proprietária da Cook Salgados Finos. É técnica em Nutrição e também atua como consultora alimentar. Ela apresentará um vídeo sobre uma receita de moqueca de pitú vicentino.

Continua depois da publicidade

José Guerra - Em 1970, Zelão aprendeu a xilogravura, praticando-a como hobby. Na década de 90, aprimorou-se em outras habilidades de artesanato e artes manuais, incluindo ferragem e criação de placas. E, desde 2008, trabalha exclusivamente como escultor, com ênfase em madeira, mantendo em casa o seu ateliê. O artista trará a proposta de apresentar a confecção da imagem sacra de São Bento em madeira, acompanhado de um depoimento sobre este fazer cultural.

Sônia Mattos - Ceramista com ateliê em São Vicente, onde ministra aulas de cerâmica em várias técnicas, como modelagem manual, torno, artística e utilitária. "Iniciei na arte do fogo e hoje tenho como ofício principal em minha vida", diz a artista que mantém um canal no YouTube sobre o projeto. Também elabora peças para restaurantes e suas obras já foram expostas na Art Decor Santos e galerias da Região. Em seu vídeo, ela abordará sobre a sua trajetória, com dicas e noções básicas de cada etapa de como realizar obras de cerâmica, além de referenciar parte de seu acervo artístico.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software