O encontro contou com a participação de representantes estaduais, incluindo os secretários Gilberto Kassab / Divulgação/PMSV
Continua depois da publicidade
Durante a 258ª Reunião Ordinária do Condesb, realizada em São Vicente na última quarta-feira (25), o Governo do Estado de São Paulo anunciou dois investimentos estratégicos que prometem impactar diretamente o município: R$ 48 milhões para o setor da saúde e a inclusão da cidade no projeto de expansão do Porto de Santos.
O encontro contou com a participação de representantes estaduais, incluindo os secretários Gilberto Kassab (Governo e Relações Institucionais), Eleuses Paiva (Saúde) e Jorge Lima (Desenvolvimento Econômico), além do presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, prefeitos da região, vereadores e membros da sociedade civil.
Continua depois da publicidade
Um dos anúncios mais aguardados foi o investimento de R$ 48 milhões destinado ao Hospital Materno-Infantil de São Vicente. Os recursos estaduais irão custear melhorias no atendimento, com foco na saúde da mulher e na ampliação dos serviços obstétricos.
O objetivo é não apenas melhorar a estrutura já existente, mas também atender a uma antiga reivindicação do município.
Continua depois da publicidade
Com o novo convênio, o investimento aplicado no hospital será triplicado, permitindo que mães da cidade contem com uma estrutura mais adequada e, futuramente, a unidade possa até atender demandas regionais, caso haja interesse por parte do Estado.
Outro destaque do encontro foi a confirmação de que São Vicente fará parte da nova poligonal do Porto de Santos. A integração da cidade ao projeto amplia as possibilidades de desenvolvimento, com reflexos esperados em diversos setores, como comércio, transporte e turismo.
A intenção da Autoridade Portuária é aproximar o porto das cidades da região, buscando soluções conjuntas que ampliem as vantagens geradas pela atividade portuária.
Continua depois da publicidade
O Secretário de Desenvolvimento Econômico também se comprometeu a agendar uma reunião específica com os prefeitos da Baixada Santista para aprofundar as propostas de atração de investimentos e qualificação de mão de obra. Entre os principais focos estão a geração de emprego e renda e o estímulo a novos empreendimentos.
Outros temas discutidos na reunião incluíram a construção do túnel Santos-Guarujá, melhorias no sistema de monitoramento meteorológico e estratégias para impulsionar o turismo e o mercado de trabalho em toda a região.