São Vicente

São Vicente sobe no ranking da alfabetização e assume 5º lugar na região

Ações conjuntas com União e Estado e investimentos locais impulsionam resultados

Luna Almeida

Publicado em 18/07/2025 às 16:55

Atualizado em 18/07/2025 às 16:56

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A ascensão de São Vicente no ranking regional de alfabetização é resultado de uma atuação planejada / Divulgação/PMSV

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), celebra a expressiva evolução nos indicadores de alfabetização nas escolas da rede municipal. De acordo com o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), a cidade saiu da penúltima posição em 2020 e alcançou, em 2024, o quinto lugar entre os municípios da Baixada Santista.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Desde 2021, a administração municipal tem investido em políticas voltadas ao fortalecimento da alfabetização. A adesão ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) impulsionou formações continuadas para educadores, melhorias na estrutura física das escolas, fornecimento de material didático e ações de acompanhamento pedagógico.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• São Vicente amplia combate à tuberculose e leva tratamento a todas as UBSs

• São Vicente anuncia 400 vagas de emprego no setor portuário; seleção começa dia 24

• Curso gratuito forma assistentes administrativos em São Vicente

O município também estruturou o programa “Alfabetizando”, centrado em dez pilares fundamentais, incluindo avaliação de desempenho, incentivo à leitura e envolvimento ativo das famílias e da comunidade no processo educativo.

Além disso, São Vicente passou a integrar a formação Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), em cooperação com o governo federal, e aderiu ao programa estadual “Alfabetiza Juntos SP”. 

Continua depois da publicidade

Essas iniciativas proporcionaram capacitação para professores, entrega de materiais complementares, avaliações regulares da fluência leitora e apoio técnico com mentoria especializada.

“A alfabetização é a base da educação. Ao ofertar formações continuadas, os professores adquirem novas estratégias para fortalecer esse processo”, explicou a secretária de Educação, Michelle Paraguai. Ela complementa que, quando os alunos são alfabetizados no tempo certo, o percurso escolar torna-se mais leve e produtivo. 

“Temos também a participação de profissionais da educação infantil e creches, o que amplia os estímulos à leitura e escrita desde os primeiros anos”, reforçou.

Continua depois da publicidade

O prefeito Kayo Amado ressaltou que o progresso é fruto do comprometimento com a educação e da construção de uma identidade educacional forte. “Nosso sonho é garantir que todas as crianças aprendam a ler e escrever no tempo adequado, pois isso abre portas e oportunidades no futuro. Já estamos em quinto lugar, mas nosso foco é ir além e alcançar posições ainda melhores nos próximos anos.”

Organização estratégica impulsiona resultados

A cidade saiu da penúltima posição em 2020 e alcançou, em 2024, o quinto lugar entre os municípios da Baixada Santista / Divulgação/PMSV
A cidade saiu da penúltima posição em 2020 e alcançou, em 2024, o quinto lugar entre os municípios da Baixada Santista / Divulgação/PMSV
O município também estruturou o programa "Alfabetizando" / Divulgação/PMSV
O município também estruturou o programa "Alfabetizando" / Divulgação/PMSV
 São Vicente passou a integrar a formação Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) / Divulgação/PMSV
São Vicente passou a integrar a formação Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) / Divulgação/PMSV
O programa estadual traçou como meta alfabetizar 90% dos alunos do 2º ano até 2026 / Divulgação/PMSV
O programa estadual traçou como meta alfabetizar 90% dos alunos do 2º ano até 2026 / Divulgação/PMSV

A ascensão de São Vicente no ranking regional de alfabetização é resultado de uma atuação planejada, com diversas iniciativas implementadas de maneira integrada. Um exemplo é a inclusão de 12 creches no projeto-piloto do Programa Cinco Básicos. 

A iniciativa visa fortalecer a primeira infância por meio de ações que combinam conhecimento científico e práticas pedagógicas, reforçando que o cuidado e a aprendizagem devem começar desde os primeiros anos de vida.

Continua depois da publicidade

Esse programa de educação parental promove o envolvimento das famílias no desenvolvimento infantil, apoiando os adultos em práticas que favorecem a aprendizagem, como afeto e controle emocional, conversas e cantigas, raciocínio lógico com contagens e comparações, atividades lúdicas e leitura compartilhada.

Formação docente com foco em alfabetização transformadora

Também em 2024, educadoras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental participaram da Trilha Formativa de Alfabetização. O projeto visa enriquecer a prática pedagógica com base em reflexões e teorias atualizadas. 

Ao longo dos módulos, especialistas discutiram temas como o conceito de alfabetização, formas organizativas de ensino, leitura e escrita não convencionais e práticas pedagógicas com foco antirracista.

Continua depois da publicidade

Escolas premiadas reforçam compromisso com qualidade

No dia 25 de março de 2025, 14 unidades escolares da rede municipal foram reconhecidas com o Prêmio Excelência Educacional, entregue no Memorial da América Latina, em São Paulo, como parte do programa Alfabetiza Juntos SP. 

A premiação contemplou escolas que superaram metas no Saresp 2024 e representaram 38,8% da rede, o maior índice entre os municípios da Baixada Santista.

Além do reconhecimento, cada unidade recebeu um recurso de R$100 por aluno matriculado, destinado a fortalecer iniciativas pedagógicas e promover melhorias na infraestrutura.

Continua depois da publicidade

Práticas inovadoras são reconhecidas localmente

Em dezembro de 2024, a Seduc realizou o evento “Boas Práticas – Alfabetizando”, no Lions Clube de São Vicente, valorizando estratégias inovadoras desenvolvidas por professoras da rede. Foram premiadas 34 educadoras com destaque para projetos como:

  • “Ludicidade e Ensino Fonológico”, da professora Elisângela Façanha (UE Vila Ema);
     
  • “Antirracismo na Alfabetização”, apresentado por Rosemeire Franco;
     
  • Propostas que envolvem jogos educativos, música, sustentabilidade e inclusão, promovendo autonomia e respeito à diversidade na aprendizagem.

As ações premiadas tiveram suporte de organizações parceiras como o Instituto Motriz e o Programa Formar, que contribuíram com formação contínua, análise de dados e acompanhamento técnico especializado.

Resultados expressivos com o Alfabetiza Juntos SP

O programa estadual traçou como meta alfabetizar 90% dos alunos do 2º ano até 2026. Em 2024, os dados mostraram avanço significativo: a fluência leitora saltou de 34% para 66% em todo o estado. 

Continua depois da publicidade

Em São Vicente, a adesão ao programa proporcionou investimento financeiro, formação docente baseada em evidências e melhoria nos processos de acompanhamento pedagógico.

Rumo ao futuro

Após atingir o quinto lugar na Baixada Santista, a Secretaria de Educação reafirma o compromisso de manter a evolução nos índices de alfabetização. 

As próximas etapas incluem ampliar a adesão a programas formativos, fortalecer o monitoramento das aprendizagens, consolidar as práticas exitosas e disseminá-las por toda a rede municipal.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software