X
São Vicente

São Vicente realiza 1º passeio do 'Turismo Pedagógico' e é aprovado por alunos

Estudantes do 9º ano da EMEF Pastor Joaquim Rodrigues participaram do projeto piloto na tarde de quarta-feira (24)

Turismo Pedagógico é aprovado por alunos de São Vicente em seu primeiro tour pela cidade / Divulgação/ Prefeitura de São Vicente

O primeiro passeio da inciativa Turismo Pedagógico aconteceu na última quarta-feira (24) e levou os estudantes do 9º ano da EMEF Pastor Joaquim Rodrigues a participar de um tour por São Vicente. Os alunos aprovaram o projeto, que é organiziado pela Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Turismo (Setur) e apoio da Secretaria de Cultura, Esportes e Cidadania (Secec).

Aluna da unidade desde o 1º ano, Emanuelle Carvalho dos Santos, de 15 anos, disse que o passeio superou as expectativas. “Aprendi fatos históricos que não conhecia. Foi algo inovador, que vamos levar por toda a nossa vida”, afirmou a estudante, que planeja ingressar na ETEC ano que vem. “Vou sentir muita saudade do Pastor”.

“Foi tudo muito legal. É importante conhecer um pouco mais da cultura de nossa Cidade”, afirmou Carlos Sabino Martins, de 15 anos. O colega Henrique Monteiro dos Santos, 14 anos, também aprovou. “Curti bastante, gostei muito de conhecer a estátua do Padre Anchieta aqui na Biquinha”.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O tour incluiu Ilha Porchat, Biquinha de Anchieta, Praça 22 de Janeiro, Igreja Matriz, Mercado Municipal, Casa Martim Afonso, Parque Cultural Vila de São Vicente e praias. Durante a semana, a turma também assistiu ao curta-metragem “Contos e Lendas Vicentinos – Histórias Sobrenaturais” (2020), produção de 10 minutos que narra histórias seculares de tradição popular calunga, como o Monstro Ipupiara, a Pedra da Feiticeira, a Lenda dos Sinos e o Conto de Anchieta.

“É uma oportunidade de eles conhecerem um pouco mais o circuito histórico de nossa Cidade e resgatar o valor de pertencimento”, destacou a chefe de departamento da Setur, Renata Gomes.

O passeio inaugural do Turismo Pedagógico é o primeiro de outros que acontecerão, no próximo ano letivo. “Este foi o projeto piloto e vamos manter a parceria de sucesso entre as secretarias de Turismo e Educação para 2022”, adiantou a secretaria Juliana Santana (Setur).

A assessora de gabinete da Seduc, Renata Fuentes, confirmou a ideia de “continuar o projeto, envolvendo todas as escolas com 9º ano”.

O Passeio Pedagógico atende a uma proposta do vereador Jatobá. “A Prefeitura está de parabéns por viabilizar o passeio para que estes jovens tenham a oportunidade de conhecer um pouco mais a história da Primeira Vila do Brasil e o Berço da Democracia nas Américas”.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Política

Caso de mulher detida após xingar Bolsonaro será investigado em inquérito, decide Justiça

A decisão acata pedido do Ministério Público Federal (MPF), que apura suposta abordagem indevida e abusiva dos policiais rodoviários federais e policiais federais

Eleições 2022

Após Moro dizer que Lula 'arregou', PT afirma que não dará holofotes a ex-juiz

Em postagem no Twitter, Moro disse que Lula "arregou" ao pedir para o partido desistir por ter "medo das verdades incômodas que iriam surgir"

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software