O itinerário também leva os participantes por referências importantes da história e identidade vicentina / Divulgação/PMSV
Continua depois da publicidade
Durante os sábados do período de férias escolares, moradores e turistas têm a chance de enxergar São Vicente sob uma nova perspectiva com o Passeio a Pé com Café, que une lazer, cultura e conhecimento em uma caminhada pelo centro histórico da cidade.
O roteiro guiado tem início sempre às 9h, com ponto de encontro no Hotel Mont Rey, e contempla pontos emblemáticos do município mais antigo do Brasil.
Continua depois da publicidade
O percurso inclui paradas na Praça João Pessoa, onde se concentram a Igreja Matriz, o Parque Cultural Vila de São Vicente e o antigo prédio da Câmara e Cadeia, além de locais como a Praça 22 de Janeiro, o Monumento aos 400 anos do Descobrimento, o Relógio do Sol e o Espaço Multicultural.
O itinerário também leva os participantes por referências importantes da história e identidade vicentina, como a Biquinha – em fase de revitalização e conhecida por seus painéis que ilustram o trabalho catequético de José de Anchieta –, a Praça Tom Jobim, a Fonte das Crianças, a Praia do Gonzaguinha, o Deck dos Pescadores, o Marco Padrão e a icônica Ponte Pênsil.
Continua depois da publicidade
A caminhada termina na Praça da Bíblia e retorna ao hotel para um café especial de encerramento.
A participação no passeio custa R$ 49,90 e inclui todo o trajeto com guia turístico e o café ao final. De acordo com a Secretaria de Turismo, a iniciativa continuará ao longo do ano para incentivar o turismo e a economia local, com atividades extras no mês de julho.
Juliana Santana, secretária de Turismo, destaca a relevância da ação para fortalecer a identidade cultural da cidade: “Um povo que conhece a sua história exerce a cidadania em sua plenitude. Poder ser turista na própria cidade é uma oportunidade de se reconectar com a própria cultura”.
Continua depois da publicidade
Já o guia Carlos Roberto Genaro afirma que o passeio permite quebrar estigmas: “Muita gente só conhece o lado negativo da cidade. Mostrar a beleza e importância histórica de São Vicente é uma forma de valorizar tudo o que ela representa para o país”.