São Vicente

São Vicente promove testagem gratuita para HIV, sífilis e hepatites

Ação reforça importância do diagnóstico precoce e da prevenção ao levar o exame aos bairros mais vulneráveis durante o Julho Amarelo

Luna Almeida

Publicado em 28/07/2025 às 22:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A iniciativa ocorreu em alusão ao Julho Amarelo, campanha nacional de conscientização sobre as hepatites / Divulgação/PMSV

Continua depois da publicidade

Com o objetivo de reforçar a prevenção e o diagnóstico precoce das hepatites virais, a Prefeitura de São Vicente realizou uma ação de testagem gratuita para HIV, sífilis e hepatites B e C no bairro Jóquei Clube. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A iniciativa ocorreu em alusão ao Julho Amarelo, campanha nacional de conscientização sobre as hepatites, e foi conduzida por profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) JIP.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Novo tratamento preventivo para HIV é aprovado nos Estados Unidos

• Nova variante do vírus HIV está circulando no Brasil

• Casos de sífilis e de HIV/aids aumentam entre homens jovens

A atividade aconteceu na Associação “O Sonho é Grande”, localizada em frente ao Dique das Caixetas, área de grande vulnerabilidade social. O local foi escolhido estrategicamente para alcançar moradores que, muitas vezes, não têm acesso a informações de saúde e aos serviços de testagem. 

Os exames foram realizados a partir das 9h, acompanhados de uma conversa explicativa com os participantes.

Continua depois da publicidade

Durante a ação, os agentes comunitários reforçaram que os testes estão disponíveis gratuitamente em todas as unidades de saúde do município. Para realizá-los, basta comparecer com um documento com foto e solicitar no local. O atendimento é rápido e o resultado é entregue em poucos minutos.

A atividade foi idealizada por uma equipe formada pelas enfermeiras responsáveis técnicas Driele Florindo Santos e Ellen Cristina Sementille de Paula, juntamente com os agentes comunitários Guilherme Antunes da Conceição e Sandra Aparecida Gomes, em parceria com a Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS). 

A ação destacou a importância de levar informação e acesso à população em locais onde o cuidado em saúde costuma ter mais dificuldade de alcance.

Continua depois da publicidade

A mobilização também dialoga com a campanha internacional do Julho Amarelo, intensificada anualmente para lembrar o Dia Mundial da Hepatite, celebrado em 28 de julho. 

A data foi instituída em 2010 em homenagem ao cientista Baruch Blumberg, descobridor do vírus da hepatite B e responsável pela criação da vacina. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu como meta eliminar as hepatites virais até 2030, e ações como a de São Vicente contribuem para esse objetivo, promovendo acesso ao diagnóstico, prevenção e tratamento.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software